Televisão

Canal Brasil estreia "O Caso Escola Base" em junho

Uma denúncia de abuso sexual de crianças de uma escola de São Paulo, na década de 1990, promove um “linchamento” público.

reprodução

O Canal Brasil estreia no próximo dia 2 de junho, às 22h30, a série documental "O Caso Escola Base". A produção, dirigida pelo jornalista Paulo Henrique Fontenelle, reúne imagens de arquivo, fotos e depoimentos inéditos de jornalistas, juízes e vítimas do maior registro de desinformação praticado por autoridades do Estado e veículos de comunicação na década de 1990: a acusação de abuso sexual infantil contra os donos da escola Base, em São Paulo.

LEIA TAMBÉM: "Escola Base: um repórter enfrenta o passado" é trabalho de relações públicas

Dividido em quatro episódios, o documentário conta com participações especiais de Luis Nassif (ex-comentarista do Jornal Bandeirantes), Boris Casoy (criador do TJ Brasil, do SBT), Valmir Salaro (repórter da Globo) e Florestan Fernandes (ex-repórter da Cultura), profissionais que estiveram ativamente ligados na cobertura do caso.

“Esse é um projeto que eu tenho há mais de 16 anos. Eu cursava a faculdade de jornalismo na época em que aconteceu o caso e a imagem daquelas pessoas que foram injustiçadas sempre ficou na minha cabeça. Passei anos fazendo pesquisas nas TVs, encontrando pessoas, reunindo documentos e buscando uma parceria que me ajudasse a contar essa história. Foi um processo intenso, desgastante, mas repleto de emoção, tanto nos depoimentos das pessoas envolvidas, como na união de toda a equipe para chegarmos ao fim dessa história”, resume Paulo Henrique Fontenelle.

***

O CASO ESCOLA BASE (2023) (4 X 45’)

INÉDITO

Estreia: Sexta, 02/06, às 22h30

Horário: Sextas, às 22h30 (dois episódios em sequência)

Rebatidas: Sábados, às 14h30, e domingos, às 11h

Direção: Paulo Henrique Fontenelle

Classificação: Livre

Sinopse: Uma denúncia de abuso sexual de crianças de uma escola de São Paulo, na década de 1990, promove um “linchamento” público de sete inocentes, motivado pelo sensacionalismo da mídia e pelos erros nas investigações por parte da polícia. A série documental reconta, do ponto de vista das vítimas e dos profissionais de imprensa, esse emblemático evento que se tornou referência nas escolas de jornalismo do Brasil.