Fim da parceria com a Band não é o fim do Pânico

A Band decidiu suspender o contrato firmado com os humoristas do programa "Pânico".

A notícia, apurada pelo colunista Flávio Ricco, é chocante por uma série de razões. A audiência do "Pânico" não é a mesma dos tempos áureos de RedeTV!, mas está muito acima do patamar da Band. A edição de 15 de outubro, por exemplo, atingiu 4,6 pontos de média no Painel Nacional de Televisão. A segunda maior audiência da emissora no período foi o "Jornal da Band": 3,6 pontos. Coisa de paulista que adora pegar fila e comer pastel ruim no mercado municipal, "Masterchef Profissionais" minguou 2,5 pontos. O que vai entrar no lugar? O "Só Risos", que dá 2,4 pontos?

A decisão da Band também é chocante sob o aspecto comercial. Desde a saída da RedeTV!, em 2012, o "Pânico" é descrito como um programa custoso. Não tenho acesso às planilhas de produção, mas tenho certeza que ele custa menos - e oferece mais opções comerciais - que o "Exathlon Brasil", mistura de "No Limite" com "Curtindo Uma Viagem". Emilio Surita continua fazendo merchans. E os breaks continuam lotados.

Fala-se muito em Marcelo Adnet e "Tá no Ar", mas nenhum programa foi mais experimental e inovador que o "Pânico" nos últimos 14 anos. O caminhão do Faustão, o dia dos candidatos a prefeito de São Paulo, o enterro do anão da "Hora da Morte", as sandálias da humildade, o Gluglu na minha casa, a Rita Lee cover autografando discos piratas, o ensaio erótico de Gilberto Barros, a passagem de Marlene Mattos na praia nudista, os links ao vivo na porta do SBT para comemorar as vitórias sobre o "Domingo Legal", a campanha Volta Clô, o Salci Fufu na porta do motel, o feliz aniversário a Chico Pinheiro, as vinhetas de Carnaval, as loucuras de Amy Winehouse, o concurso da Mulher Arroto, o Bola Visita e o Amaury Dumbo são alguns quadros que surgem instantaneamente na memória. Artisticamente, ninguém foi mais ousado que Emílio Surita e seus blue caps.

Com novos roteiristas e comediantes, o "Pânico" encerra 2017 na sua melhor fase desde a saída da RedeTV!. Pronto para encarar novos desafios. O mais rápido possível, espero.