Fabiano Baldasso e João Batista Filho vão deixar a Band RS e o programa “Os Donos da Bola RS”. A decisão foi comunicada à direção da emissora nesta semana e repercutiu em São Paulo, onde fica a cabeça de rede do Grupo Bandeirantes de Comunicação. A despedida definitiva acontecerá no dia 6 de outubro.
As saídas de Baldasso e JB confirmam a tendência à desmontagem de “Os Donos da Bola RS”. Semana passada, este mesmo Teleguiado trouxe a notícia do desligamento de Leonardo Meneghetti, apresentador do programa. Também mereceram registros as saídas de Matheus D’Ávila, Thaigor Janke e César Cidade Dias —talentos da formação clássica do “Donos”, hoje circunscrito a Ribeiro Neto.
“Os Donos da Bola RS” é a maior audiência da Band em Porto Alegre. Enfrentando o “Jornal do Almoço”, clássico da RBS, a mesa atinge picos de até 5 pontos e costuma ocupar o terceiro lugar no ranking geral, à frente do SBT. Não raro, ocupa a vice-liderança, superando o “Balanço Geral”, da Record. Fora da TV, “Donos” tem bons números no YouTube (chega a 30 mil visualizadores simultâneos em edições especiais) e é líder e vice-líder no ranking da Rádio Bandeirantes. Números que explicam por que 35% do faturamento da Band RS está concentrado no “Donos”.
Apesar da saída da TV, JB e Baldasso não ficarão fora do vídeo. Eles são donos de canais bem-sucedidos no YouTube e participam semanalmente do "Debate Raiz", que reúne Baldasso, Ribeiro, Vaguinha (outro ex-Donos), Thaigor e Matheus. Muitos anunciantes da TV, como a KTO, já estão nessa empreitada digital.
O Teleguiado entrou em contato com Fabiano Baldasso e João Batista Filho, mas eles não quiseram responder nosso contato. A Band RS vai usar o elenco da rádio para compensar essas baixas. A expectativa agora é pela saída (ou continuidade) de Ribeiro Neto e pela reação das concorrentes. Em tese, tanto Pampa (RedeTV!), que consegue índices inexplicáveis de audiência com o “Atualidades” e o João Kléber, e o SBT poderiam abrigar um esportivo na hora do almoço.