Sleeping Giants pressiona CNN Brasil a tomar atitude contra Alexandre Garcia
O grupo Sleeping Giants Brasil iniciou nesta quinta-feira, 19 de agosto, um movimento para pressionar a CNN Brasil a dispensar Alexandre Garcia da programação matinal do canal pago. O estopim para a ofensiva foi a fake news sobre vacinação de jovens divulgada pelo comentarista no quadro "Liberdade de Opinião".
Com passagens por Globo e Manchete, Alexandre Garcia disse -- erroneamente -- que jovens não precisam se vacinar contra a Covid-19, forçando a CNN Brasil a emitir uma nota de retificação, lida pela âncora Elisa Veeck durante o "CNN Novo Dia".
“O jornalista Alexandre Garcia disse que jovens não precisariam tomar a vacina segundo as estatísticas. Para esclarecer esse tema, nós, da CNN Brasil, procuramos o infectologista Renato Kfouri. Segundo o médico, a medida previne mortes em adultos e idosos com formas graves. Ou seja, a proporção maior de casos graves irá acometer as pessoas que não tomaram a vacina. No caso das crianças, (as taxas de hospitalização) que eram 0,35%, poderão, sem vacina, chegar a 15%".
Alexandre Garcia não é o primeiro jornalista de uma grande rede a atrair a atenção do Sleeping Giants Brasil. Titular do "Alerta Nacional", da RedeTV!, Sikêra Jr. é até hoje alvo de protestos do grupo. A pressão, entretanto, não surtiu o efeito esperado. Ele continua contratado pela RedeTV!, ainda é procurado por anunciantes e pode, ainda neste ano, estrear um programa dominical.