Música

Direita ou esquerda? A ideologia de "Rich Men North Of Richmond"

A guerra cultural entre republicanos e democratas ganhou um novo capítulo nesta semana. A ascensão meteórica de "Rich Men North Of Richmond", single de Oliver Anthony que assumiu a liderança do Hot 100 da Billboard, pautou o primeiro debate do Partido Republicano e confundiu a imprensa dos Estados Unidos. Para os especialistas em trumpismo, o […]

reprodução

A guerra cultural entre republicanos e democratas ganhou um novo capítulo nesta semana. A ascensão meteórica de "Rich Men North Of Richmond", single de Oliver Anthony que assumiu a liderança do Hot 100 da Billboard, pautou o primeiro debate do Partido Republicano e confundiu a imprensa dos Estados Unidos.

Para os especialistas em trumpismo, o manifesto de Oliver, caipira que nunca havia vislumbrado um espacinho no primeiro escalão da indústria cultural, é substrato do ressentimento que empurrou a classe média ao chamado extremismo de direita. A leitura é enviesada no sentido em que eleitores pobres, por razões religiosas e culturais, também chutaram o bumbum do partido democrata nas últimas eleições --podemos dizer o mesmo no Brasil; Lula é o único político de esquerda com recall no bolsão da baixa renda.

A esquerda americana que prefere se afastar da cultura woke e do progressismo moderno pensa diferente da turma do "todos são fascistas". Ela enxerga em Oliver a revolta do eleitor comum, de classe média. Para esse estrato, os democratas abriram mão do diálogo com o trabalhador tradicional, do "Make America Great Again", para bajular empresários bilionários, interferir no estilo de vida da maioria da população (voltamos ao conceito de "guerra cultural") e distribuir vouchers a minorias que, na visão deles, não deveriam ser financiadas com dinheiro público, extraído do suado "bullshit pay" das maiorias.

Oliver Anthony não quis, ao menos em público, assumir quem está certo nessa história. Semana passada, em contato com o "The Washington Post", disse estar no centro da gangorra ideológica. Ontem, emputecido com a apropriação de "Rich Men North Of Richmond" por senadores republicanos nas redes sociais, produziu um vídeo repelindo o uso político da composição.

Esta não é a primeira vez que uma música é inadvertidamente usada por republicanos em campanhas eleitorais. Em 2004, o Foo Fighters tentou proibir o uso de "Times Like These" por George W. Bush. Até a gravadora da banda entrou na disputa. A diferença entre o episódio de 2023 e esse outro, de dezenove anos atrás, é o alcance e o impacto dos singles. "Rich Men North Of Richmond" saiu de lugar nenhum rumo ao primeiro lugar das paradas. A composição de Dave Grohl não passou da posição 65 do Hot 100 da Billboard e foi lançada oficialmente em 2003, antes das prévias e da eleição oficial.

Alguns analistas políticos ligados ao campo progressista tentaram desqualificar o sucesso de Oliver Anthony sugerindo que "Rich Men North Of Richmond" chegou ao topo da Billboard por meio do sajaegi, método sul-coreano de manipulação de paradas que consiste na criação e disseminação de scripts para que os fãs de K-Pop possam interferir no número de execuções de suas canções prediletas em plataformas como Apple Music, YouTube e Spotify.

Comparar BTS a Oliver é, porém, um erro maiúsculo. Como adverte Pablo Ortellado, em O Globo, "a força de 'Rich Men North of Richmond' está em sua simplicidade e autenticidade, em ser uma canção que parece mesmo escrita por um pequeno fazendeiro do interior desiludido e indignado. Sua política é um pouco confusa como a cultura política das classes populares. E sua coloração política é mais bem explicada pelo alcance do conservadorismo na classe trabalhadora americana que por alguma armação".

***

ASSISTA AO CLIPE DE RICH MEN OF RICHMOND

***

LETRA DE RICH MEN OF RICHMOND

Well, I've been selling my soul
Working all day
Overtime hours
For bullshit pay
So I can sit out hereAnd waste my life awayDrag back homeAnd drown my troubles away
It's a damn shameWhat the world's gotten toFor people like meAnd people like you
Wish I could just wake up
And it not be true
But it is
Oh, it is

Livin' in the new worldWith an old soulThese rich men north of RichmondLord, knows they allJust wanna have total controlWanna know what you thinkWanna know what you doAnd they don't think you knowBut I know that you do
'Cause your dollar ain't shitAnd it's taxed to no end'Cause of rich menNorth of Richmond
I wish politiciansWould look out for minersAnd not just miners on an island somewhere
Lord, we got folks in the streetAin't got nothin' to eatAnd the obese milkin' welfare
But God if you're five foot threeAnd you're three hundred poundsTaxes ought not to payFor your bags of fudge rounds
Young men are putting themselvesSix feet in the ground'Cause all this damn country doesIs keep on kicking them down
Lord, it's a damn shameWhat the world's gotten toFor people like meAnd people like youWish I could just wake upAnd it not be trueBut it isOh, it is
Livin' in the new worldWith an old soulThese rich men north of RichmondLord, knows they allJust wanna have total controlWanna know what you thinkWanna know what you doAnd they don't think you knowBut I know that you do
'Cause your dollar ain't shitAnd it's taxed to no end'Cause of rich menNorth of Richmond
I've been selling my soulWorking all dayOvertime hoursFor bullshit pay