Televisão

O dia em que o Faustão fez stand-up comedy no SBT

O stand-up do Faustão. Faustão esteve no Show de Calouros em 12 de junho de 1988 e fez um show de stand-up com Silvio Santos.

reprodução: stand-up do faustão

Uma das atrações do "Show de Calouros" era a sabatina com personalidades da TV. José Wilker, Clodovil e outros grandes nomes do mainstream audiovisual eram submetidos a perguntas de Flor, Wagner Montes, Sérgio Mallandro, Pedro de Lara e todos os demais jurados de Silvio Santos.

Convidado do "Show de Calouros" de 12 de junho de 1988, Faustão deu a melhor entrevista da história desse quadro. Safenado e safadinho, o dono do "Perdidos" deu um show de stand-up comedy no palco da Vila Guilherme: prometeu votar em Silvio Santos se ele copiasse o bigode de José Sarney, chamou Pedro de Lara de "reserva moral da TV brasileira", ameaçou Sergio Mallandro, entregou podres de Luis Ricardo e ensinou o povo a organizar corridas de "homem pelado".

Faustão nunca assinou contrato com o SBT, mas sempre foi tratado com simpatia na casa. O lançamento do "Revistão do Faustão", espécie de Veja destinada ao público jovem, contou com cobertura extensa dos telejornais do SBT, com anuência da editora Globo. Nem a acirrada briga dos domingões, na década de 1990, interferiu nesse bom relacionamento. Era comum Hebe mandar recados para Fausto Silva.

O Teleguiado recuperou o vídeo do stand-up do Faustão para celebrar a TV e o rádio. Sim, o rádio. Sem o rádio, jamais Faustão se tornaria o profissional completo que é. Ele, o garotinho Osmar Santos e outros tantos talentos aprenderam a se comunicar com agilidade e carisma longe das câmeras, colado ao ouvido do público.

Em tempo: o "Show de Calouros" bateu a Globo nesse dia. Adversário do "Fantástico", da Globo, o programa de Silvio Santos atingia médias superiores a 30 pontos e picos de quase 40 em São Paulo. Naquela época, a Manchete, terceira rede do Brasil, raramente chegava aos dois dígitos de audiência aos domingos, e a Band só ia bem com o "Show do Esporte".