Manda-chuva da EBC, estatal federal que controla a TV Brasil, Hélio Doyle disse que o catálogo de novelas da Band é "caro e não tem nada de bom". Desgostoso com as produções bíblicas da Record e impossibilitado de negociar títulos da TV Globo, o executivo estuda a exibição de séries estrangeiras no horário nobre do canal público fundado em 2007.
"A Globo não vende novelas. Ela mesma já faz a retransmissão no 'Vale A Pena Ver de Novo' e no canal Viva. Da Record, não queremos comprar. São aquelas novelas bíblicas. A Band vende caro e não tem nada de bom. Então, estamos fazendo uma prospecção no exterior. Estamos avaliando BBC, Deutsche Welle, produções mexicanas e argentinas".
Invenção do governo Bolsonaro, as reprises de novelas brasileiras levantaram a audiência da TV Brasil entre 2019 e 2022. Tramas como "Os Dez Mandamentos" atingiam picos de 3 pontos no Rio de Janeiro, segunda região mais influente para a medição do ibope. Em caráter experimental, a EBC passou a exibir "Os Imigrantes", folhetim mais cultuado da Band. A história pena para chegar a 0,5 de média em São Paulo e raramente chega a 1 ponto no terminal carioca --hoje, por exemplo, deve consolidar 0,3.