Televisão

Os 25 melhores desenhos dos 25 anos do Cartoon no Brasil

Centenas de desenhos animados passaram pela programação do Cartoon Network desde a estreia, em 30 de abril de 1993. Alguns permanecem vivíssimos na memória do público. Outros, como G-Force, James Bond Jr, Mission Hill, Sheep, Big Bag e SWAT Kats, estão perdidos em algum lugar da sua memória. Neste post, o Teleguiado lista os 25 […]

Centenas de desenhos animados passaram pela programação do Cartoon Network desde a estreia, em 30 de abril de 1993. Alguns permanecem vivíssimos na memória do público. Outros, como G-Force, James Bond Jr, Mission Hill, Sheep, Big Bag e SWAT Kats, estão perdidos em algum lugar da sua memória.

Neste post, o Teleguiado lista os 25 desenhos mais engraçados, importantes e inovadores exibidos pelo canal nesses 25 anos de história.

>>>

25º As Desventuras de Ed Grimley

Personagem de Martin Short, comediante do SNL das antigas, Ed Grimley fez tanto sucesso que foi parar nas pranchetas da Hanna Barbera. O desenho estreou no Cartoon com episódios semanais, exibidos sempre aos sábados. Antes de sair do ar definitivamente, ocupou a faixa diária das 10h30, entre "Os Flintstones" e "Hora Acme". Nunca foi exibido na TV aberta.

24º As Trapalhadas de Flapjack

O homem com voz de garotinha é o antagonista mais adorável dos últimos anos. Flapjack é bobo. Muito bobo. Por isso é bom. Muito bom.

23º Hora da Aventura

É o grande desenho da fase moderna do Cartoon. Engraçado, maluco, colorido e muito inteligente.

22º A Família Addams 

Sucesso no SBT, a versão animada de "A Família Addams" tem mais a ver com os filmes da década de 1990 do que com a série original, exibida no canal do Evê Sobral e nas escassas sessões do Nick At Nite. A abertura é excelente.

21º Animaniacs

Muito melhor que "Uma Cilada Para Roger Rabbit". E muito mais rodado também. SBT, Globo, Cartoon, Warner, Boomerang e Tooncast passaram o desenho. Falta (por enquanto) o canal do Evê Sobral.

20º Beetlejuice

A exemplo de "A Família Addams", estreou na TV depois de arrecadar muitos milhões de dólares no cinema. O Cartoon passava entre a faixa de desenhos normais e a faixa de desenhos de ação (Supertoon).

19º Taz Mania

O Taz-Mania deixou os Looney Tunes na década de 90 para protagonizar sua própria série animada. A dublagem brasileira, como é praxe, tem grande participação no resultado final.

18º O Máskara

Dos quadrinhos para o cinema, do cinema para o Cartoon Network. "O Máskara" liderava a audiência na TV paga e na TV aberta - o SBT beirava os 20 pontos de audiência com as aventuras. Ninguém exibe a série atualmente. O filme segue no acervo do SBT.

17º As Terríveis Aventuras de Billy & Mandy

Outro desenho da categoria "é bom porque é bobo". Billy, Mandy e Puro Osso são muito engraçados e interessantes.

16º Pinky e o Cérebro

Os ratos de laboratório de Steven Spielberg fizeram tanto sucesso que geraram o spin-off "Pinky, Felícia e o Cérebro". A série tem episódios excelentes, mas dois ou três muito ruins, como o da carta que Pinky queria entregar para o Papai Noel.

15º As Meninas Super Poderosas

Açúcar, tempero, tudo o que há de bom e o elemento Genndy Tartavosky. Florzinha, Lindinha e Docinho dividiam Townsville com vilões maravilhosos (Macaco Louco, Fuzzy Confusão e... Ele) e personagens supimpas, como o prefeito e a assessora coxuda cujo nome ninguém lembra.

14º Scooby Doo

"Scooby Doo" tem 49 anos, 27 temporadas e 13 séries diferentes. Tudo é muito bom até "Scooby Doo e os Ho-Holímpicos". Depois que o Scooby Loo entra na história, o nível despenca. Por isso está fora do pódio.

13º Eu Sou o Máximo

Só a bunda do Babão era páreo para a bunda da Luiza Ambiel no imaginário juvenil de 1999. Spin-off de "A Vaca e o Frango", "Eu Sou o Máximo" reunia Bum de Fora, a doninha Máximo e o babuíno Babão.

12º Coragem, o Cão Covarde

E é de lugar nenhum que sai o 12º lugar dessa lista. Coragem estreou no bloco "Desenhos Incríveis, o Show", espécie de "Democlipe" do Cartoon Network. Fez tanto sucesso que ganhou voz e série própria. O Tooncast exibe até hoje o cartoon.

11º Dois Cachorros Bobos

Quem não tem Ren & Stimpy caça com dois cachorros bobos. "Dois Cachorros Bobos" estreou na TBS americana. Depois de três temporadas de sucesso, migrou para o Cartoon Network. Curiosidade: Craig McCracken, diretor de arte de Dois Cachorros Bobos, criou As Meninas Superpoderosos ao lado de Genndy Tartavosky.

10º Freakazoid

"Freakazoid" é o desenho mais non-sense da história do Cartoon Network. Aposta certeira de Steven Spielberg e inspiração para dezenas de roteiristas e cartunistas - "Family Guy" tem muito de "Freakazoid". Animal!

 

9º Os Jetsons

Não tem o devido reconhecido porque é da mesma geração de "Os Flintstones", mas tem muito valor. A cultura pop reverencia "Os Jetsons".

8º Manda Chuva

A dublagem de Lima Duarte tornou o desenho ainda mais espetacular - compare a versão brasileira com a americana e entenda. O Tooncast exibe os trinta e poucos episódios no horário nobre.
7º Johnny Bravo

O crossover Scoobynatural é lixo perto de Bravo Dooby Doo. Johnny Bravo - o personagem - é o suco do Instagram.

6º O Laboratório de Dexter

Outra preciosidade de Genndy Taratovksy. As piadas são rápidas, estúpidas e fazem qualquer um rir em qualquer época. É atemporal. É sensacional.

5º A Vaca e o Franco

É o cartoon cartoon mais sem noção e engraçado produzido. Primo desossado, mãe, pai e Bum de Fora, Flem e Earl eram grosseiros, pregavam o bullying e não davam bons exemplos. As melhores companhias que as crianças poderiam ter.

4º Flintstones

Saiu da idade da pedra o desenho que mais colaborou com a popularização e a maturação das sitcoms.

 

3º Tom & Jerry

Infelizmente censuraram essa obra de arte. Os episódios exibidos por aí são cortados de cabo a rabo, para proteger as crianças das... bem, isso faz menos que sentido que Tom & Jerry e não tem a menor graça. Aproveitem a internet e os DVDs, pois o humor físico também está na alça de mira dos xaropes do século 21.

2º Droopy

Droopy fazia piada com fotolito. Tex Avery era genial.

1º Looney Tunes

A Hora Acme reunia os melhores desenhos de Pernalonga e Patolino - eles tinham uma sessão extra, só para eles, no horário nobre - e o que havia de melhor no universo Looney Tunes.