SBT pede para telespectadores apoiarem Lei do Mandante

O SBT exibiu no aquecimento de Brasil x Argentina um apelo para que os telespectadores pressionem seus deputados a aprovar o texto original do projeto de lei do futebol livre, que dá aos clubes a prerrogativa de negociar com qualquer emissora os direitos de exibição das partidas realizadas em seus estádios.

O narrador Téo José, principal voz do canal no que diz respeito à programação esportiva, sinalizou que a Câmara deve analisar o texto nesta semana, e que a validação do documento beneficiará times e torcedores.

Também conhecida como "Lei do Mandante", a proposta em tramitação na Câmara é encabeçada pelo Flamengo desde 2020. Extraoficialmente, a primeira partida exibida em TV aberta neste modelo foi a final do Campeonato Carioca do ano passado, vencida pelo Rubro-Negro.

Caso o texto seja aprovado na íntegra, como desejam os clubes e algumas redes de TV, a Globo seria, em tese, a grande prejudicada. Hoje, a emissora negocia os eventos diretamente com a CBF, repassando às equipes cotas variáveis, negociadas caso a caso. Sem essa unidade, Palmeiras, Corinthians, Flamengo e São Paulo passam a ser livres para decidir quem fará a cobertura.