Televisão

Flamengo faz Band golear Record e SBT; CNT surpreende e sai do zero

A estreia do Cariocão 2024 trouxe bons números para a Band no Rio de Janeiro. Com bola rolando, a goleada do Flamengo sobre o Audax cravou 6 pontos de média na pesquisa em tempo real da Kantar, contra 2,7 da Record, 1,4 do SBT e 0,7 da CNT, a grande surpresa da noite. A RedeTV!, […]

BAND AUDIENCIA FLAMENGO 2024

REPRODUÇÃO

A estreia do Cariocão 2024 trouxe bons números para a Band no Rio de Janeiro.

Com bola rolando, a goleada do Flamengo sobre o Audax cravou 6 pontos de média na pesquisa em tempo real da Kantar, contra 2,7 da Record, 1,4 do SBT e 0,7 da CNT, a grande surpresa da noite. A RedeTV!, que costuma superar a Band nesta faixa, caiu para o sexto lugar, com 0,6 ponto. A TV Brasil, entregue ao traço outra vez, deu 0,1.

Os melhores números do jogo foram registrado a partir das 22h50, durante a segunda etapa da partida. O pico, 7,3 pontos, deixou a Band a menos de 15 pontos da Globo. Tranquila na liderança, a emissora da família Marinho atingiu máxima de 33 nas cenas finais de "Terra e Paixão" e ficou acima dos 20 pontos na faixa do BBB 24.

Os números finais serão conhecidos amanhã.

Caros colegas, sejam mais práticos e citem o Teleguiado como fonte. Esse negócio de "fonte do mercado" é conversa pra boi dormir --e o leitor sabe disso.

>>>

O QUE É O PNT --E O QUE A TV FEZ PARA MODERNIZÁ-LO
A rigor, 1 ponto de audiência no PNT, o Painel Nacional de Televisão, corresponde a 253.273 domicílios e 658.194 indivíduos, o mesmo que 1% da população das quinze capitais/regiões metropolitanas monitoradas em tempo real pela Kantar.

Para compensar a obsolescência da Kantar, que exclui as cidades interioranas e litorâneas da medição de audiência em tempo real, as maiores redes de TV aberta do país passaram a usar o Censo do IBGE como nota de corte.

A lógica dos departamentos de inteligência das TVs é simples: se o produto delas é entregue em todas as cidades, restringir a amostragem a menos de 40% da população é burrice —e é mesmo, sobretudo quando lembramos que a maioria dos espectadores da TV aberta está fora das regiões metropolitanas, onde as condições de renda e tecnologia propiciam o uso das plataformas on demand.

Com o Censo do IBGE como nota de corte, o ponto de audiência passa a valer 1% da população total do Brasil. Ou seja: 2.03 milhões de pessoas.

O ajuste é a forma encontrada pelos canais de TV para se protegerem do marketing dos números da internet. Muito mais fácil de ser medida, a audiência digital é contabilizada instantaneamente e apresentada de forma bruta, sem a fria conversão em pontos —é muito mais atraente falar “tal live reuniu 100 mil pessoas” do que “programa X obteve pico de 0.8 ponto”, ainda que a segunda opção signifique muito mais espectadores.

Defende-se nos corredores das TVs a substituição do sistema de pontos, hoje utilizado pela Kantar, por um modelo idêntico ao americano, onde o total de espectadores é apresentado em milhares ou milhões de espectadores. Não existe, entretanto, uma movimentação da Kantar nessa direção.

>>>

ESTE É O TELEGUIADO
Fonte dos principais veículos de comunicação do Brasil, o Teleguiado é um hub de informações, estatísticas, opiniões e entrevistas. Televisão, mídia, jornalismo, imprensa, streaming, rádio, música, literatura, HQs, literatura e cinema são alguns dos assuntos abordados aqui e em nossas plataformas digitais.  Saiba mais sobre o The Noite e a origem do Teleguiado aqui.

NOSSAS REDES SOCIAIS
WHATSAPP:
Teleguiado
TWITTER: @blogteleguiado
YOUTUBE: Teleguiado
FACEBOOK: Teleguiado
INSTAGRAM: @teleguiadocom
VIMEO: teleguiado