Audiência, falhas e polêmicas: 7 curiosidades sobre Twin Peaks na TV brasileira

1. Twin Peaks chega ao Brasil pelas mãos da Globo, que adquiriu os direitos de transmissão da série um mês depois de sua estreia nos EUA.

2. A Globo tentou simplificar a narrativa de Twin Peaks, como se ela fosse um misto de novelão (“quem matou Laura Palmer?”) e série policial.

3. Exibida aos domingos, após o “Fantástico”, Twin Peaks estreia relativamente bem na audiência, mas rapidamente passa a apanhar do SBT, que contra-atacava com Silvio Santos e filmes.

4. Twin Peaks chegou a apanhar de 35 a 15 do SBT.

5. A baixa audiência de Twin Peaks enfureceu a Globo, que decidiu passar a faca na série, a fim de extingui-la o mais rápido possível. A edição acelerada, feita sem critérios, tirou o sentido da série, obrigado os fãs a recorrerem às fitas VHS, disponíveis para venda e locação.

6. A Folha, metida à moderninha já na década de 1990, furou a Globo e revelou o assassino de Laura Palmer antes da exibição na TV. A Globo nunca atribuiu a baixa audiência de Twin Peaks à publicação da Folha, mas dezenas de leitores debulharam o jornal pela iniciativa.

7. Coube à Record, em 1993, a honra de exibir Twin Peaks na íntegra na TV aberta. A série dava 3 pontos de audiência e era terceira colocada em sua faixa, superando Band e Manchete.