Alberico de Souza Cruz: importante para Globo e RedeTV!

A imprensa repercutiu fartamente o legado do jornalista Alberico de Souza Cruz na TV Globo, maior emissora do Brasil. O Teleguiado, com imperdoável atraso, celebra a incrível passagem do veterano pela RedeTV!, a caçula do mercado.

"Jornal da TV", "Leitura Dinâmica", "TV Esporte" e "Bola Na Rede" foram alguns dos bons programas bancados por Alberico nos três anos em que esteve à frente da RedeTV! Popular sem se submeter ao popularesco, o ex-Globo trouxe formatos queridos pelo público e pelas agências.

Tome-se como exemplo o "Jornal da TV". Exibido às 21h, boa sacada em um período de engarrafamento de noticiosos às 19h30 e 20h, o precursor do "RedeTV! News" tinha médias de até 7 pontos e picos superiores a 12. Redefiniu Augusto Xavier, usado até como ator na Manchete, e revelou Rita Lisauskas, uma das boas âncoras que surgiram fora da Globo nessas últimas décadas.

O "Leitura Dinâmica" demorou um pouco mais para carburar. Restrito aos domingos, tinha comentários de Daniel Piza e a ousada proposta de analisar a imprensa brasileira. Era um programa tão diferente que serviu de inspiração para o "Observatório da Imprensa", anos depois. Até hoje na grade da RedeTV!, cumpre bem a função de resumir as informações diárias -- há 20 anos é transmitido entre 23h30 e 0h00, com boa audiência.

Jorge Kajuru foi outro "achado" de Alberico. Trazido para São Paulo em 2000, o polêmico apresentador, hoje senador, fez sucesso sozinho -- o "TV Esporte" era terceiro colocado no ibope -- e ao lado de Juca Kfouri, com quem dividia o "Bola Na Rede".

Mais que um bom jornalista, Alberico era um bom profissional de TV.