A aposta da Record em Lázaro

A Record suspendeu a faixa dramatúrgica da tarde para estender a cobertura jornalística da morte do serial killer Lázaro. O "Balanço Geral", líder de audiência nos confrontos com "SP1", "Globo Esporte", "Jornal Hoje" e "Sessão da Tarde" saiu de cena mais tarde, enquanto o "Cidade Alerta", comumente exibido às 16h40, chegou mais cedo à tela do telespectador.

A mudança na programação atende dois anseios da emissora: o primeiro, mais óbvio, é o de evitar a fuga de telespectadores para o "Brasil Urgente", da Band. O segundo, um tanto mais ousado, é rivalizar com a Globo na chamada "média-dia".

Líder na faixa das 7h às 16h30, com 9,7 pontos de média ante 8,6 da Globo, a Record conta com mais algumas horas de boa audiência para amortecer as prováveis derrotas de "Jornal da Record", "Gênesis" e "Topíssima" para "Salve-se Quem Puder", "Jornal Nacional" e "Império", atrações que costumam marcar 25 (ou mais) pontos de audiência na Grande São Paulo. A leitura é de que a competição entre as redes tende a se acirrar a partir do "Vale A Pena Ver de Novo", mas que é possível vislumbrar o primeiro lugar pelo menos até a entrada do "SP2".

De qualquer forma, a Record já tem um bom número para celebrar: a liderança da média-vespertina. Mesmo que ela dê traço das 17h às 18h, o que obviamente não vai acontecer, a Globo não conseguirá alcançá-la.