Sociedade

Paraná Pesquisas errou menos do que o Datafolha na eleição presidencial

Justiça seja feita: o desconhecido Paraná Pesquisas errou menos do que o Datafolha na eleição presidencial. Pelos critérios de arredondamento, Lula terminará o primeiro turno cinco pontos à frente de Jair Bolsonaro: 48% a 43%. É um terço da vantagem projetada pelo Datafolha: 50% a 36%. E a margem de erro? Bem, ela não ajuda […]

reprodução

Justiça seja feita: o desconhecido Paraná Pesquisas errou menos do que o Datafolha na eleição presidencial.

Pelos critérios de arredondamento, Lula terminará o primeiro turno cinco pontos à frente de Jair Bolsonaro: 48% a 43%. É um terço da vantagem projetada pelo Datafolha: 50% a 36%.

E a margem de erro? Bem, ela não ajuda muito. Lula chegaria a 48% no pior cenário do Datafolha, exatamente o que ele amealhou nas urnas. Bolsonaro, na melhor construção estatística, teria 38%. Cinco pontos abaixo da votação real.

O Paraná Pesquisas, criticado publicamente, teve melhor sorte. Apresentou Lula 47% x 40% Bolsonaro como resultado final, errando por margem bem menor.

O problema é a defasagem do Censo do IBGE? A espiral do silêncio (teoria da comunicação ensinada há algumas décadas nas faculdades de comunicação)? A metodologia?

Sei lá. Mas são pesquisas demais e acertos de menos.