Guga Chacra quer lacrar e lucrar com a Copa no Catar

Querendo embarcar na onda do insuportável do Casagrande, Guga Chacra escreveu que acha "deplorável quem está no Qatar acompanhando a Copa e recebendo dinheiro de ditadura que persegue homossexuais, restringe direitos das mulheres e viola os direitos humanos".

Nossa, que pessoa maravilhosa você é, Guga! Quem sabe dê tempo da gente inscrevê-lo no Nobel da Paz. Parece que o prêmio desse ano é um corte de cabelo. Vai ajudar você e o público da GloboNews.

Todo mundo que é adulto, trabalha e está no Twitter pagando as próprias contas sabe que não somos o lugar onde trabalhamos. A efervescente internet, desesperada por cliques e centavos, faz com que sites de diferentes linhas dividam um mesmo guarda-chuva. Antes da revolução digital, cansamos de ver bons profissionais de esquerda atuando em veículos que defendem o livre mercado etc. O que aconteceu de diferente nas últimas décadas foi o avanço do virtue signaling. Foi-se o tempo em que as pessoas tinham valores progressistas para fazer o bem. A onda agora é parecer bonzinho.

Não existe no Brasil empresa de mídia que mais ganhe dinheiro com a exploração da Copa do Mundo do Catar do que o Grupo Globo. E, a menos que eu esteja muito errado, a GloboNews faz parte do Grupo Globo. No afã de receber o tapinha nas costas tão valorizado pelo Casagrande, Guga Chacra quis acertar Ronaldo, mas acabou atingindo Galvão Bueno e todos os profissionais da Globo que estão no Catar cobrindo um evento esportivo --sim, não há geopolítica aqui. Não é a esquerda ilariê a fã de carteirinha dos boicotes tipo Sleeping Giants? Por que diabos todo mundo que é do bem não deu de ombros para a FIFA e deixou ela com o chapéu na mão, sem o dinheirão dos direitos de TV? Difícil encontrar equilíbrio entre o lacre e o lucro...

A turma da lacração é tão acintosa que acha que pode participar do rateio dos grandes eventos sem se sujar. Não é assim, não. Ronaldo não é o único ao lado dos cartolas da FIFA. Todos que pagaram pelos direitos de transmissão apertaram a mão da federação internacional de futebol. A Globo, dona da GloboNews, sabe disso, tanto que respeita sua parceira comercial e, acima de tudo, o público, que a sintoniza para se divertir, não para militar.

A propósito, por que Guga Chacra não aproveita uma edição do "Em Pauta", ou de qualquer outro programa da GloboNews, para rasgar o verbo sobre esses capitalistas safados que lucram horrores com as desgraças do Catar? Dá pra fazer isso na edição de terça, antes da notícia do resultado de Argentina x Croácia.