Música

Rodriguinho furou a bolha ao colocar o pagode no Disk MTV

O sucesso das boy bands americanas mexeu com a libido das gravadoras brasileiras. No fim da década de 1990, cinco entre cinco selos desejavam um grupo pop hábil o suficiente para vender discos, pôsteres e ingressos. Como ninguém tinha um depósito com Hansons e Backstreets Boys dando sopa, os executivos partiram para a improvisação. E […]

reprodução

O sucesso das boy bands americanas mexeu com a libido das gravadoras brasileiras. No fim da década de 1990, cinco entre cinco selos desejavam um grupo pop hábil o suficiente para vender discos, pôsteres e ingressos. Como ninguém tinha um depósito com Hansons e Backstreets Boys dando sopa, os executivos partiram para a improvisação. E é aí que Rodriguinho, estrela do BBB 24, entra na história.

Em 2000, a MTV Brasil já havia desistido de ser cult. Com categorias direcionadas ao axé e ao samba no VMB, a emissora musical admitia ao mercado que queria, sim, ser vista pela classe C e que nem tudo na vida era Bjork e Bush. Só que nunca um grupo de pagode tinha aproveitado essa brecha para rodar a programação da Music Television. A primeira foi... Os Travessos.

Puxado por "Meu Querubim", clipe deliciosamente ruim estrelado por Rodriguinho, Os Travessos apareceram 22 vezes no Disk MTV. Alcançaram o quinto lugar na parada diária e beliscaram a mesma posição no Top 20 Brasil. Estiveram, surpreendentemente, entre os 40 mais pedidos do ano 2000, superando até mesmo "Music Of My Heart", de Gloria Estefan e 'N Sync, e "You're My Number One", de Enrique Iglesias e Sandy & Jr.

A aceitação do pagode pop na MTV Brasil abriu o apetite das gravadoras. Ainda naquele ano, pôsteres dos integrantes dos Travessos vestidos como os Backstreet Boys em "I Want It That Way" passaram a ser encartados nas revistas teens. Mesmo com Twister e KLB no circuito.

Se você nunca assistiu ao clipe de "Meu Querubim", clique no player e faça essa reparação histórica. O Rodriguinho chegando de skate, como se fosse uma mistura do Chorão com aquele cara mal encarado do Five, é impagável. Bons tempos da MTV. Bons tempos do Brasil.

Curiosidade: "Meu Querubim" ficou onze semanas consecutivas no Top 20 Brasil e ocupou duas vezes o quinto lugar. Backstreet Boys, Hanson, Britney Spears e Red Hot Chili Peppers foram os artistas mais pedidos nesse período.

>>>

TOP 20 BRASIL
O Top 20 Brasil era a parada semanal da MTV Brasil. O programa revelou várias apresentadoras talentosas e ajudou a popularizar artistas nacionais e internacionais. Outras curiosidades sobre ele estão disponíveis aqui.