Site publica fake news sobre Bolsonaro e Globo

NOTA PUBLICADA EM 30 DE SETEMBRO DE 2020: O autor do post do TV Foco (imagem acima) entrou em contato com o Teleguiado para justificar que não houve fake news, mas sim uma falha da fonte primária dele – o site "Meio & Mensagem". Ele apresentou prints para provar que fez uma retificação tão logo soube da atualização.

***

O site TV Foco publicou uma notícia falsa a respeito da relação do presidente Jair Bolsonaro com a Globo.

Em "Bolsonaro exclui a Globo de ação na TV e anunciará apenas na concorrentes", o TV Foco afirma que "o governo Bolsonaro não irá veicular na Globo comerciais sobre Reforma da Previdência. A divulgação do projeto polêmico acontecerá apenas em emissoras concorrentes, como SBT, Record, Band e RedeTV!".

A informação correta, publicada pelo portal Meio & Mensagem, é bem diferente. A Globo exibirá, sim, comerciais sobre a Reforma da Previdência. O veto, que nada tem a ver com Bolsonaro, diz respeito às ações de merchandising planejadas pela SECOM.

"De acordo com o apurado, a SECOM não incluiu a Globo no plano das ações de merchandising por conta de regras da política comercial da emissora, que proibiriam a participação de seus apresentadores em merchandising de ações do governo", indica a reportagem "Governo investe em merchandising pela previdência".

Reprodução/Meio & Mensagem

O TV Foco (leia na abertura) argumenta que a fonte primária do post – o mesmo Meio & Mensagem – acresceu a versão do governo depois, e que a nota foi corrigida.

A desinformação, como incansavelmente aponta o Teleguiado, só favorece o discurso de destruição da credibilidade da imprensa. E esse discurso favorece apenas Jair Bolsonaro. Proposital ou não, tal erro é um desserviço ao jornalismo profissional.