Imprensa

Entre a dignidade de Klara Castanho e a indignidade do Metrópoles

O Metrópoles tirou do ar a notinha "Estupro, gravidez indesejada e adoção: a verdade sobre Klara Castanho", da coluna Léo Dias. Para fins estatísticos, a decisão, comunicada pela executiva Lilian Tahan, é inócua. Milhares de brasileiros continuarão sendo redirecionados à página desativada, garantindo audiência e faturamento ao portal. O estrago está feito. O preço está […]

reprodução

O Metrópoles tirou do ar a notinha "Estupro, gravidez indesejada e adoção: a verdade sobre Klara Castanho", da coluna Léo Dias. Para fins estatísticos, a decisão, comunicada pela executiva Lilian Tahan, é inócua. Milhares de brasileiros continuarão sendo redirecionados à página desativada, garantindo audiência e faturamento ao portal. O estrago está feito. O preço está pago.

LEIA TAMBÉM: GloboNews vaza telefones de apresentadores

Abusada sexualmente, Klara Castanho demonstrou nobreza ao preservar a gravidez e entregar a criança para adoção. Negar a ela o direito à privacidade é maldade pura. O que Léo Dias e Antonia Fontenelle fizeram neste sábado é inconcebível dentro e fora das quatro linhas da imprensa. Qual o interesse público em torno dessa informação? Mesmo o mundinho pantanoso das celebridades exige regras de convivência.

A diferença entre a internet e a TV vai além do faturamento. O "Teste de Fidelidade" dava picos de 14 pontos em 2005, mas rendia menos dinheiro à RedeTV! do que o "Leitura Dinâmica", que sempre dá 1 ponto. O "Ratinho Livre" era campeão de audiência na Record, e só. Quem deixava a planilha na cor azul era Boris Casoy, titular do "Jornal da Record". Nas velhas mídias, e aí podemos incluir os jornais e as rádios, audiência nem sempre era sinônimo de sucesso comercial. As marcas escolhiam onde enfiar seu rico dinheirinho. Na internet, impera a lei da selva. Para pagar as contas são necessários milhões de acessos. Acessos estes vendidos a preço de banana pelo Google, muito mais controlador e centralizador do que uma agência de publicidade.

O Metrópoles prova que a TV dos anos 90 é uma freira carmelita descalça perto da internet.

***

ESTE É O TELEGUIADO
O Teleguiado é um hub de conteúdo que oferece informações, estatísticas, opiniões e entrevistas distribuídas em nove editorias: televisão, poder, música, sociedade, imprensa, cinema, rádio, humor e livros & HQ. Fonte de veículos do Brasil inteiro, é referência pela objetividade e originalidade. Saiba mais aqui.

NOSSAS REDES SOCIAIS
TWITTER: @blogteleguiado
FACEBOOK: teleguiado
INSTAGRAM: @teleguiadocom

INSCREVA-SE NO CANAL DO TELEGUIADO NO YOUTUBE!