Google e Google News podem fazer algo de bom para o jornalismo

O TV Foco merece sangrar mais do que sangrou até agora - o caso da atriz Isis Valverde, infelizmente, não é exceção na história do "veículo". Acontece que ele não age de forma independente. Ele tem parceiros. E um deles é poderosíssimo: o Google.

O Teleguiado comenta os absurdos do TV Foco há tempos. Em 2018, denunciamos um post que imputava assédio sexual a um profissional da TV Globo que não havia cometido crime algum. Meses atrás, desenhamos o modus operandi da má apuração na postagem sensacionalista sobre Fernando Vanucci. A despeito de todos os indícios denunciados aqui e em outros veículos sérios, o Google escolheu o caminho da omissão.

As grandes empresas da internet são, em geral, absolutamente hipócritas no combate às fake news. Se 25% das campanhas e iniciativas em prol da profissionalização do jornalismo saíssem de fato do papel, dificilmente teríamos tantos sites fuleiros de política e entretenimento disparando nos motores de busca e indexação. A preocupação das gigantes da tecnologia, infelizmente, parece ser só marketing.

Jornalismo sério custa caro. Jornalismo barato, se levarmos em conta os danos à democracia, custa ainda mais caro. Por isso é fundamental cobrarmos seriedade da turminha serelepe do Vale do Silício.