Imprensa

Globo justifica divulgação de pesquisa que aponta Lula eleito em primeiro turno

Tradicionalmente contrária à divulgação de pesquisas presidenciais realizadas antes da formalização das candidaturas, a Globo surpreendeu o mercado ao repercutir, na quinta-feira passada, uma pesquisa do IPEC que aponta a eleição de Lula em primeiro turno, com 49% dos votos totais e 56% dos votos válidos. Questionada pela colunista Mônica Bergamo, da "Folha", a emissora […]

reprodução

Tradicionalmente contrária à divulgação de pesquisas presidenciais realizadas antes da formalização das candidaturas, a Globo surpreendeu o mercado ao repercutir, na quinta-feira passada, uma pesquisa do IPEC que aponta a eleição de Lula em primeiro turno, com 49% dos votos totais e 56% dos votos válidos. Questionada pela colunista Mônica Bergamo, da "Folha", a emissora atribuiu a mudança de rota à postura de Jair Bolsonaro.

"A pesquisa foi divulgada porque o próprio presidente, com slogans e declarações, antecipou o debate sobre a eleição de 2022. Os números hoje são notícia. A partir de agora, a Globo passará a divulgar as pesquisas do Datafolha e Ipec, instituto fundado por executivos do antigo Ibope Inteligência, que dispõe do know-how necessário", justificou.