A TVI exibe a partir de amanhã, 11 de dezembro, uma reportagem que acusa a Igreja Universal do Reino de Deus e seu líder, Edir Macedo, de participação em um esquema de tráfico de internacional de crianças. As informações são do N-TV, site ligado ao Jornal de Notícias.
A reportagem da TVI é baseada em uma investigação de sete meses coordenada pelas jornalistas Alexandra Borges e Judite França. Em comunicado, a TVI explicou que a Igreja Universal possuía, na década de 90, um lar ilegal, onde mães pobres deixavam seus filhos para serem acolhidos.
"As crianças eram entregues diretamente no lar, à margem dos tribunais, por famílias em dificuldades e acabavam no estrangeiro, adotadas, de forma irregular, por Bispos e Pastores da igreja”.
A denúncia, dividida em dez episódios, promete mostrar como "Edir Macedo, líder máximo da IURD, está envolvido nesta rede internacional de adoções ilegais de crianças e que os seus próprios ‘netos’ são crianças roubadas do Lar Universal, uma instituição que à época fazia parte da obra social da igreja”.