Televisão

Série "Incredible Homes" e biografia de "Keith Haring" estreiam no Arte1

O canal Arte1 terá duas estreias neste fim de semana. No sábado (24/2), a partir das 23h, o assinante acompanha a segunda temporada de "Incredible Homes", com a exibição de dois episódios consecutivos. Já na noite de domingo (25/2), às 22h, será a vez de conferir a biografia que revisita a obra e a trajetória […]

reprodução

O canal Arte1 terá duas estreias neste fim de semana. No sábado (24/2), a partir das 23h, o assinante acompanha a segunda temporada de "Incredible Homes", com a exibição de dois episódios consecutivos. Já na noite de domingo (25/2), às 22h, será a vez de conferir a biografia que revisita a obra e a trajetória do artista norte-americano Keith Haring.

Os novos episódios de "Incredible Homes" apresentam casas que passam por um criterioso processo de restauração ou de renovação. Como pano de fundo, vêm à tona as peculiaridades que marcam a história de cada imóvel, como, por exemplo, uma igreja desativada que se transformou na residência dos sonhos de uma família. O programa também mostra como é possível conciliar o charme de construções antigas com a busca incessante por conforto nos dias atuais.

Um dos episódios destaca a importância de planejar cada uma das etapas antes de serem iniciadas as obras em uma casa antiga. São várias as situações aflitivas com as quais os construtores podem se deparar.

Biografia de Keith Haring

O documentário sobre Keith Haring (1958-1990) chega ao Arte1 esmiuçando o contexto que culminou em sua ascensão meteórica. O especial revisita a trajetória do artista que transformou metrôs, lonas e paredes de Nova York (EUA) em telas.

Dirigido por Ben Anthony, o documentário se vale de entrevistas de arquivo concedidas pelo próprio Haring, que são embaladas por uma trilha sonora ousada. Um dos depoimentos destaca sua crença de que a arte pode se comunicar com um maior número de pessoas, em vez de privilegiar um seleto grupo de elite.

Em paralelo, a produção destaca o resgate de acontecimentos importantes da vida pessoal do artista, como o fato de ele usar seu trabalho para colocar luz sobre o preconceito sofrido por homens gays na década de 1980. Morto em 1990, em decorrência de complicações da Aids, ele deixou um legado imenso de obras produzidas em um intervalo de aproximadamente uma década.