Por que a audiência do debate presidencial caiu

O debate entre Lula e Bolsonaro manteve média de 11,5 pontos em São Paulo entre 19:45 e 21:50. É um resultado extraordinário para o padrão da Band (3 pontos), mas inferior aos 13,1 pontos registrados no encontro do primeiro turno, que fez a emissora superar o “Fantástico” durante uma hora.

A queda de 1,6 ponto não pode ser atribuída ao universo digital. O recorde no YouTube não cobre o público perdido na telinha —ademais, estaríamos comparando abacaxis e laranjas, já que a Kantar pesquisa exclusivamente a região metropolitana de São Paulo, enquanto o Google contabiliza qualquer pessoa do mundo. Tudo indica que o tombo de ontem está relacionado ao cansaço do público. Sobretudo do público estabelecido fora da polarização Bolsonaro x Lula.

Muito comentado nas redes sociais, o debate de domingo serviu para os eleitores mais engajados de PT e PL matarem saudades dos candidatos. Quem detesta Lula declarou Bolsonaro vencedor. Quem detesta Bolsonaro declarou Lula vencedor. Cansados dos mesmos jargões (venezuelização, fascismo), os impolutos eleitores da terceira via correram para o streaming, que deu 11,9 pontos.

O próximo debate presidencial vai ocorrer sexta-feira, no SBT. Este encontro deve superar o ibope do primeiro turno, escondido numa tarde de sábado.