Para Carlos Heitor Cony, Globo "sempre se colocou ao lado do governo"

Carlos Heitor Cony era um dos maiores críticos da TV Globo na década de 1990. Em sua única passagem pelo "Roda Viva", o escritor disse que a Globo, "por uma questão de gravidade", sempre apoiou o governo.

"O que se critica na Globo é que ela, por uma questão de gravidade, ela sempre se colocou ao lado do governo, independente de que governo foi. Ela pactuou, ela foi... Não vou dizer que tenha sido inspiradora, mas ela foi cúmplice de todo um regime totalitário, de repressão, que sofremos durante 21 anos, mas eu não posso dizer que é uma culpa pessoal do doutor Roberto Marinho".

Além do governo militar, Cony reprovava a relação de Roberto Marinho com Fernando Collor.

"[Roberto Marinho] Faz muito boa dupla com o Collor, fez uma dupla muito boa com o Collor no início, não vamos esquecer isso: Do caso da edição do último programa do Lula com o Collor, caso do Collor chegando de uma viagem do exterior [junta as mãos e abre constantemente], tomando banho na piscina do Roberto Marinho, o Roberto Marinho fotografando o Collor, com crédito na foto: “Foto: Roberto Marinho”, tudo perfeito. E hoje [a entrevista é de 1996] é cúmplice do senhor Fernando Henrique e tudo mais. Se der certo, ótimo, honra e louvor para ele, se der errado, ele muda de lado. Muda de lado em favor do vencedor. Não faz meu gênero, evidentemente".