Palmeiras impulsiona audiência da Globo
O Palmeiras entregou à Globo o milagre da multiplicação da audiência na tarde de domingo. A transmissão do jogo do Verdão contra a Ponte Preta fez o share da emissora subir mais de dez pontos percentuais e o ibope absoluto praticamente dobrar -- isso em uma rodada onde, para a maior parte da torcida, o que acontecesse não faria a menor diferença.
Sala de espera para o futebol no último fim de semana, o documentário "Sandy & Jr - A História" registrou apenas 7,6 pontos de média e share de 18,4% -- entre 15h08 e 15h13 perdeu para a Record por 6,7 a 6,5 pontos -- e ofereceu a Palmeiras x Ponte Preta um início de jornada com índices inferiores aos do Globo Rural, programa de nicho exibido às 8h30. Com a bola em campo, o placar da Globo subiu agressivamente, chegando a 16,7 pontos nos instantes finais do 2˚ tempo. Somados os 130 minutos de transmissão, o duelo garantiu 14,2 pontos de média e share de 29,2% à emissora, turbinando o "Domingão do Faustão", que manteve média de 17 pontos e share de 29,4%.
O futebol tem catapultado a audiência da maioria das emissoras de TV em 2021. A Record do Rio de Janeiro, graças ao Flamengo, tem dobrado seus índices com a reta final do Cariocão. O SBT, com a Copa Libertadores, tem crescido 200% ao transmitir partidas do Rubro Negro -- os picos chegam a 20 pontos. O próprio Palmeiras é peça fundamental da engenharia do canal de Silvio Santos. Os jogos contra o River Plate e o encontro com o Santos, exibidos em janeiro, figuram entre os maiores ibopes do canal na década de 2010.
De olho no poder de fogo do esporte, outras redes têm apostado na compra de direitos de transmissão. A Band trouxe de volta a Bundesliga, que aos sábados briga pelo terceiro lugar com o "Programa Raul Gil". Fora das quatro linhas, a família Saad conseguiu a Fórmula 1, que está brigando pela vice-liderança na capital paulista e pelo terceiro lugar em Porto Alegre.