A RedeTV! estreou nesta semana sua nova programação matinal. Às 8:45, João Kléber comanda um repaginado “Você Na TV”, ao vivo e sem segredos. Às 10h, Alinne Prado e Eri Johnson (!) tocam o “Bom Dia Você”, primo pobre -- pobre mesmo -- do "Hoje em Dia". O resultado dessa dança das cadeiras? 0.2 ponto de ibope.
As manhãs da TV brasileira têm programas demais para telespectadores de menos. Das 6h às 12h, mais ou menos 24% dos aparelhos monitorados pela Kantar em São Paulo estão ligados. Quase um quarto deles está entregue ao streaming ou aos canais pagos. Quem sobra já tem uma porção de opções de jornalismo e serviços para escolher. Oferecer a uma clientela pequena um produto que ela está cansada de consumir não me parece inteligente, mas estamos falando de uma empresa que, três anos após sacrificar Olga Bongiovanni na hora do almoço, comete o mesmo erro com Claudete Troiano.
Desde o fim do "Bom Dia Mulher", que conseguia picos de 4 pontos antes da criação do "Hoje em Dia", a RedeTV! quebra a cabeça para rejuvenescer as manhãs. Do "Manhã Maior", que tinha farta divulgação no "Pânico na TV", aquele humorístico que tinha grandes sacadas e marcava picos de 18 pontos contra o "Fantástico", ao "Melhor Para Você", um dinheirão foi gasto à toa. Quem melhor se saiu nessa arapuca foi João Kléber, que brigava pelo terceiro lugar da faixa das 9h30 às 11h30 em 2013, e agora é desperdiçado às 8h45 -- não sabemos até quando, pois mudam ele de horário a cada três meses.
Pior que a tramoia com João Kléber é a insistência em parasitar o "Hoje em Dia", da Record. O "Bom Dia Você", de todos os programas que passaram pelas mãos da TV brasileira na última década, só não é pior do que o "Aqui na Band", que ensinava receitas de pavê de Sonho de Valsa enquanto os apresentadores debatiam política. Alinne Prado e Eri Johnson podem ser pessoas adoráveis, mas nunca atrairão público sozinhos. Se a RedeTV! de 2010 era incapaz de transferir audiência, o que dizer da atual, que exibe uma bomba nuclear nas noites de domingo e mandou para o corredor da morte seu maior ibope?
Hoje, a RedeTV! tem quatro blocos de programação (8h45 às 13h, 15h às 17h, 18h às 20h30 e 21h30 às 2h) e dois puxadores de audiência ("A Tarde é Sua" e "Alerta Nacional"). Seria muito melhor extinguir a grade matinal de São Paulo, facultando às afiliadas a criação de produtos locais, e começar a programação na faixa vespertina. É sabido que R.R.Soares não pode sair do horário nobre, mas todo o resto poderia (deveria) ser renegociado. Sônia Abrão e Sikêra Jr. certamente celebrariam a medida.
A RedeTV!, do jeito que está, tem tudo para ser a próxima CNT do mercado. A de hoje, não a de 1998.