Líder de audiência, Palmeiras se tornou o maior rival da Globo
Responsável pelo maior ibope da Band no século 21 e dono de dois dos melhores resultados do SBT em dezenove anos, o Palmeiras tem causado mais danos à Globo do que "A Fazenda", "Balanço Geral", "Domingo Legal" e qualquer outro programa tradicional da TV.
Exibido no último sábado, o jogo entre o Palmeiras e o Chelsea, ganhadores da Copa Libertadores e da UEFA Champions League na última temporada, atingiu 34.1 pontos na prévia -- deve chegar a 35 na pesquisa corrigida. A Globo, no momento do pico do Mundial de Clubes, brilhantemente conduzido pela Band, estava 28 pontos atrás. Vantagem digna de Van Damme no Gugu em dia de "Domingão do Faustão" com g0sto de pão amanhecido.
Em 2021, a Globo já havia engolido dois sapos -- ou porcos -- gigantescos com palmeirenses em campo. Em janeiro, Palmeiras x Santos, jogo do bicampeonato do Alviverde na Libertadores, atingiu 32,1 pontos de máxima, massacrando "Flor do Caribe". Dez meses depois, com Palmeiras x Flamengo, jogo do Tri, o ponteiro resvalou 31,8 pontos, goleando "Nos Tempos do Imperador", "Caldeirão" e "SP2".
Nos últimos dez anos, a Globo encontrou programas que atingiam sistematicamente a primeira posição. O "Vídeo Show", por exemplo, não sairia do ar se o "Balanço Geral" ficasse em segundo lugar. Da mesma forma, o "Hora 1" jamais sairia da prancheta se o "SBT Notícias" não surfasse a liderança. A diferença entre os resultados desses produtos lineares, alguns já cancelados, e os jogos do Palmeiras está na elasticidade do placar.
A Globo já entendeu que o barato -- abandonar a Libertadores e o Mundial de Clubes -- custa caro. Resta saber se ela recuperará imediatamente os direitos de ambas as competições.