Diário ou semanal? O caminho ideal para Faustão na Band
A Band ainda evitar falar em formato e horário, mas já deixou claro ao mercado que seu novo contratado, Fausto Silva, estreará em janeiro de 2022. Alguns veículos cravam o desejo da emissora de contar com o apresentador de segunda a sexta-feira, às 20h30 ou 21h00. Outros apostam na continuidade do ex-peso-pesado aos domingos, para tomar pontos de Luciano Huck e "Fantástico".
Das duas possibilidades ventiladas no mercado, a primeira é incontavelmente mais perigosa. Recentemente, vimos a seleção brasileira de futebol penar no confronto direto com o "Jornal Nacional" e a reprise de "Império". Herdando os 3 pontos que o "Jornal da Band" costuma alcançar no último bloco, Faustão teria alguma dificuldade para chegar aos dois dígitos que ele poderia entregar ao departamento comercial. Se a aposta for ainda mais ousada e Faustão entrar às 21h15, o desafio é multiplicado por três.
Os defensores do programa diário de Faustão argumentam que o horário nobre da rede precisa de um impulso para entregar aquilo que se espera dele. Não deixa de ser verdade -- o "Band Notícias" pega o ibope no breu do pastor R.R.Soares, cuja saída é anunciada anualmente --, mas é importante relacionar o custo ao benefício dessa escolha. Hoje, exceção feita ao "Masterchef", nada da linha de shows parece ter envergadura para brigar por algo mais reluzente que o quarto lugar. Vale a pena empurrar um apresentador desse nível ao olho do furacão a troco de nada?
A escolha mais fácil, levando em conta as planilhas da Kantar, é a manutenção de Faustão aos domingos. Luciano Huck, novo apresentador do "Domingão", tem sofrido para emplacar médias superiores a 12 pontos contra Raul Gil, Lassie e Datena aos sábados e deve sofrer alguma rejeição do público dominical nos primeiros meses de mudança, a exemplo do que ocorreu em 1999, quando ele saiu da Band para ingressar na Globo. Se não houver o desejo de mexer no "Terceiro Tempo", existe o fator "Fantástico". Antecipada para a faixa das 20h durante a pandemia, a revista eletrônica tem sofrido para marcar mais de 20 pontos na Grande São Paulo e aparenta desgaste.
Aconteça o que acontecer, é bom saber que em 2022 teremos Faustão de volta, e em uma casa disposta a se renovar e a reencontrar sua melhor forma.