As contradições e omissões em torno da historiografia oficial da Independência do Brasil são o fio condutor da minissérie "Independências", projeto de Luiz Fernando Carvalho ("Hoje é Dia de Maria") que a TV Cultura estreia na próxima quarta-feira, às 22h.
A produção, dividida em 16 capítulos, resgata nomes de agentes fundamentais para a libertação do Brasil, casos de Maria Felipa, peça-chave da política baiana, e do Padre José Maurício.
‘É uma escavação. Iremos escavando em busca do passado, reencontrando fantasmas nas salas do império, colonialismo, violência social, autoritarismo e escravidão. Fantasmas que, infelizmente, ainda se manifestam no presente como prática arraigada. Sem esta reflexão sobre a constante atualização do colonialismo histórico e suas estruturas de poder, me parece uma falácia pensarmos a ideia de um futuro, um país mais belo e justo para todos’, defende Carvalho.
‘Sempre acreditei na função das TVs abertas, especialmente a Tv Cultura, que são concessões públicas, veículos fundamentais e de imensa responsabilidade, capazes de abraçar uma missão maior, que é a de não se restringirem simplesmente a seduzir telespectadores, mas, sim, caminhando de mãos dadas com educação, contribuírem na formação dos cidadãos', celebra.
Os episódios de "Independências" serão disponibilizados semanalmente.