O campeonato italiano corre o risco de não ser exibido na TV paga brasileira. O Fox Sports não renovou o contrato de transmissão e a negociação da ESPN com a IMG, empresa responsável por esse intercâmbio, está emperrada.
Em entrevista ao Teleguiado, Nelson Oliveira, editor do ótimo Calciopédia, explicou a situação da Serie A no line-up e chamou atenção para um velho atalho dos fãs do futebol tetracampeão do mundo.
***
Teleguiado: A Fox Sports, dona dos direitos de transmissão da Serie A até o fim da temporada 17/18, divulgou semana passada um chamadão de atrações pós-copa que não contempla a competição italiana. Ela decidiu não renovar o contrato?
Nelson Oliveira: Sim, segundo apurei houve essa decisão. Ao mesmo tempo, houve uma complicação na venda dos direitos de transmissão do campeonato na própria Itália, com mudanças no formato dos pacotes e até mesmo batalha judicial para derrubar a proposta da primeira ganhadora. Meu palpite é de que isso acabou atrasando negociações em outras partes do mundo, pela indefinição local – se cogitou até mesmo que a liga faria um canal próprio pela internet. A empresa que negocia os direitos para o exterior é a IMG, empresa diferente da que administra a venda local, mas acredito que essa indefinição causou insegurança nos compradores.
Teleguiado: Algum canal segmentado manifestou, mesmo antes da negociação entre Real e Juve, desejo de adquirir a Serie A?
Nelson Oliveira: A ESPN tinha interesse em adquirir desde o fim da última temporada, mas há pessimismo por um acerto nos bastidores. Os outros canais não se manifestaram em nenhum sentido.
Teleguiado: A TV aberta está sem a Serie A desde a crise que atingiu a RedeTV! em 2011/2012. Acredita que a chegada de CR7 incentivará emissoras como Band e RedeTV! a negociar os direitos?
Nelson Oliveira: Acho improvável, até pela crise do país e pelos rumos que as duas emissoras estão tomando. Mesmo nos tempos do auge da dicotomia Real-Ronaldo/Barça-Messi não houve um movimento real para a transmissão de La Liga – mesmo que os direitos custassem mais caro. A Serie A ainda seria uma aposta para quem não tem mantido o hábito de transmiti-la e a Rede TV! já fechou a Premier League, ao que consta.
Teleguiado: A Rai continuará transmitindo jogos?
Nelson Oliveira: Pelo que li no ótimo Calcio e Finanza, a Rai já pagou 4 milhões pelo sublicenciamento e continua a transmitir para o exterior. Talvez valha uma explicação aqui: a RaiSport não transmite os jogos para a Itália, já que disputa a mesma concorrência que os outros grupos (nesse triênio, levaram Sky e Perform). No entanto, a transmissão feita pela Rai International (que é o canal da corporação que tem em alguns pacotes de tv fechada por aqui) é negociada através dessa licitação para o estrangeiro, via sublicenciamento. O valor é baixo porque o canal tem alcance bem restrito.