CPI da Covid faz TV Senado ultrapassar MTV no ibope

A CPI da Covid, ao menos na medição de audiência, é mais pop que The Weeknd, De Férias Com o Ex e Doja Cat. Os dados de junho do Painel Nacional de Televisão apontaram a TV Senado ligeiramente à frente da MTV na pesquisa 24 horas, que contempla toda a programação dos mais de 90 canais monitorados pela Kantar em solo brasileiro.

Com 0,03 ponto de média, índice três vezes superior ao habitualmente alcançado, a emissora pública fechou o semestre ao lado de grifes da TV por assinatura, como Fox Sports e Disney Channel, que só a superam na casa milesimal. Além da MTV, que consolidou 0,02 ponto no período, também caíram nas garras de Omar Aziz e Renan Calheiros os renomados Food Network e A&E (também com 0,02) e os outrora populares ESPN (0,02) e TCM (0,01).

Picos de audiência em canais de casas legislativas não são anormais na história brasileira. Em 2005, durante a CPMI dos Correios, as TVs Câmara e Senado decuplicaram suas bases com os depoimentos de Duda Mendonça e Roberto Jefferson. Anos depois, durante o julgamento do Mensalão, observou-se algo parecido no ibope da TV Justiça.