Casa de "Frasier" e dos Sábados de Sci-Fi, USA estreava no Brasil há 25 anos

Uma das primeiras marcas da TV paga americana a se instalar no Brasil, o USA completaria 25 anos em 2021.

Substituído pelo Universal Channel em 2004, o USA pertencia ao portfólio da Globosat e mesclava produções novas da Universal e da Paramount.

Apelidado de "dois em um" por Alberto Pecegueira, ex-diretor-geral da programadora, o USA tinha duas grades de programação: a de domingo a sexta, com séries policiais, sitcoms, desenhos animados, filmes e programas do Entertainment Television, e a de sábado, que nos anos 2000 deu origem ao Sci-Fi, presente até hoje nos line-ups de Claro, SKY e Vivo.

Sempre entre o 4˚ e o 8˚ lugar no segmento de filmes e séries, o USA conseguia seus melhores resultados com as exibições de "Frasier", "JAG - Ases Invencíveis", "Duckman", que podia muito bem ser exibido no Multishow, antes ou depois de "Dr. Katz", e os clássicos "Jornada Nas Estrelas" e "O Incrível Hulk".

Com programação amplamente dublada, o USA era vendido pela USA Networks, nos EUA, como o único canal internacional pensado para o Brasil. A provocação era dirigida ao Warner Channel, que para cortar custos deixava toda a operação da América Latina concentrada em Miami.

O USA não saiu do ar por problemas de identificação com o público. A troca pelo Universal Channel foi uma decisão da NBC, que em 2003 adquiriu a operação da USA Networks, nos EUA.

Quase duas décadas depois, o Universal Channel continua exibindo uma "joia" do USA: a franquia "Law & Order".

***

ESTE É O TELEGUIADO
O Teleguiado é um hub de conteúdo que oferece informações, estatísticas, opiniões e entrevistas distribuídas em nove editorias: televisão, poder, música, sociedade, imprensa, cinema, rádio, humor e livros & HQ. Fonte de veículos do Brasil inteiro, é referência pela objetividade e originalidade. Saiba mais aqui.

NOSSAS REDES SOCIAIS
TWITTER: @blogteleguiado
FACEBOOK: teleguiado
INSTAGRAM: @teleguiadocom
YOUTUBE: teleguiado
VIMEO: teleguiado