Faustão recebe coração em operação no Hospital Albert Einstein
O apresentador Fausto Silva passou por uma cirurgia de transplante de coração neste domingo, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP). A operação durou 2h30 e foi celebrada pelos médicos.
"O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição", aponta o boletim da instituição.
De acordo com o Ministério da Saúde, 11 transplantes de coração foram realizados no Brasil entre os dias 19 e 26. Sete dessas operações aconteceram no estado de São Paulo.
“Neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde - o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados".
Em entrevista à GloboNews, o presidente da Associação Transplante de Órgãos, Gustavo Ferreira, explicou que os órgãos transplantados no Brasil são captados nos hospitais em que os doadores recebem o diagnóstico de morte encefálica.
"O coração tem um tempo mais curto [de validade] entre a retirada do órgão e o implante no receptor", explicou.