"Californication" está completando 25 anos. O (agora) clássico álbum do Red Hot Chili Peppers marcou a volta de John Frusciante à banda e gerou um quinteto de clipes muito bem produzidos e executados. O Teleguiado recorda eles neste post.
***
SCAR TISSUE
Primeiro clipe do álbum. Dirigido por Stéphane Sednaoui, de "Give It Away", estreou na MTV Brasil em julho de 1999. Ficou em primeiro lugar no Disk MTV e no Top 20 Brasil, além de ser o mais tocado no TVZ no segundo semestre daquele ano.
***
AROUND THE WORLD
Outro vídeo de Stéphane Sednaoui. A inspiração do clipe é "Lotus", do R.E.M. O "Making The Video" de "Around The World" foi exibido pela MTV Brasil no Verão de 2000. Fez menos sucesso do que "Scar Tissue", mas se deu bem nas paradas nacionais.
***
OTHERSIDE
É um dos maiores hits do álbum e um dos clipes mais artesanais do Red Hot Chili Peppers. Jonathan Dayton e Valerie Faris, que anos depois dirigiriam "Pequena Miss Sunshine", colocaram Anthony Kiedis e os outros integrantes da banda dentro de sets minúsculos, usando cores, macetes de edição e jogos de câmera para criar profundidade e amplitude. Ficou 21 semanas no Disk MTV e é um dos quatro clipes que desbancaram "Show Me The Meaning Of Being Lonely" do primeiro lugar da parada --os outros são "If Only", "Oops! I Did It Again" e "It's My Life".
***
CALIFORNICATION
Outra sacada da dupla Jonathan Dayton e Valerie Faris, "Californication" apropria-se dos gráficos dos videogames mais modernos do ano 2000 para revolucionar a MTV. Venceu "This Time Around" e "The One" no Disk MTV e deu o maior salto do Top 20 Brasil naquela temporada, saindo da 19ª posição para a 3ª posição em uma semana.
***
ROAD TRIPPIN'
Produzido para América Latina, África, Ásia e Europa, "Road Trippin'" é o clipe mais simplezinho, mais arroz com feijão, deste disco. Fez muito sucesso no Brasil, liderando o Disk MTV mais de uma vez. No Multishow, só era menos votado do que "Save Me", dos Hanson.