Imprensa

Velha Surda, a colunista de Veja

O colunista Valmir Moratelli, de VEJA, escreveu que Celso Portiolli, apresentador do "Domingo Legal", havia dito "Obrigado, Lula" após a exibição de um comercial da Petrobras no domingo passado. Acontece que o apresentador não havia dito "Obrigado, Lula", mas sim "Obrigado, Luma", em referência a uma pessoa que estava no estúdio do SBT. Jornalistas podem […]

Reprodução

O colunista Valmir Moratelli, de VEJA, escreveu que Celso Portiolli, apresentador do "Domingo Legal", havia dito "Obrigado, Lula" após a exibição de um comercial da Petrobras no domingo passado. Acontece que o apresentador não havia dito "Obrigado, Lula", mas sim "Obrigado, Luma", em referência a uma pessoa que estava no estúdio do SBT.

Jornalistas podem errar. Mas existem erros e erros. Confundir "Luma" com "Lula" é caso de internação. Pior que o colunista é o editor do site de VEJA. Ninguém checa o que é publicado pelos redatores, colunistas e afins? O óbvio erro de Valmir Moratelli, instantaneamente apontado por dezenas de pessoas no X, demorou um bocado para ser corrigido. E foi corrigido de forma tacanha. Primeiro, com a exclusão do link original da publicação, como se a fake news, disseminada em todas as redes, não fosse responsabilidade dela. Depois, com a criação de um post tipo "vamos falar de coisa boa?", em que a assunção do erro, protocolar, é complementada com dados frios de audiência do "Domingo Legal" --como se isso corrigisse o erro e o dano à imagem de Celso Portiolli.

É essa turma que vem falar de "fake news" depois...