Imprensa

TV Foco é processado por publicar informações falsas

O site TV Foco foi processado pelo autor Aguinaldo Silva e condenado a tirar do ar uma postagem com "indícios significativos de distorções maliciosas" - ou seja, informações falsas. A antecipação da tutela recursal, deferida pelo desembargador José Roberto Portugal Compasso, leva em conta o dever da imprensa de fornecer notícias corretas, sem sensacionalismos e […]

reprodução

O site TV Foco foi processado pelo autor Aguinaldo Silva e condenado a tirar do ar uma postagem com "indícios significativos de distorções maliciosas" - ou seja, informações falsas.

A antecipação da tutela recursal, deferida pelo desembargador José Roberto Portugal Compasso, leva em conta o dever da imprensa de fornecer notícias corretas, sem sensacionalismos e erros propositais de apuração.

"Ao direito de livre expressão e de informar contrapõe-se o dever de fornecer informações com exatidão para a comunidade e, também, para proteger as pessoas a respeito das quais as notícias são veiculadas".

O jornalismo brasileiro vive três crises: a econômica, a profissional e a moral. A menos grave é a econômica. A mais grave, pois contamina de forma venal o ofício, é a moral. Qualquer moleque, a partir da crença "internet é terra sem lei", julga ter o direito de copiar informações alheias e acrescer maledicências.

O mau jornalismo precisa ser exposto cada vez mais.