Imprensa

"Notícias Populares" é tema de série no Canal Brasil

Série de ficção, criada pelo jornalista André Barcinski e pelo cineasta Marcelo Caetano, estreia dia 29 de setembro.

foto: arthur costa

O Canal Brasil estreia em 29 de setembro, às 22h30, a série "Notícias Populares". Estrelada por Luciana Paes, a produção remonta os últimos anos da publicação, pai do bebê do diabo e de outras peripécias jornalísticas das décadas de 1970 e 1980.

“Trabalhei no ‘NP’ no início da década de 1990 e a ideia de fazer algo baseado nele sempre existiu” conta André Barcinski, idealizador do projeto.

“Vi no jornal uma escola muito grande de jornalismo popular. É uma história que me fascina”, completa.

***

SERVIÇO

SINOPSE DA SÉRIE:
Janeiro de 1993. Correspondente de um dos maiores jornais do país na França, Paloma Fernandes volta ao Brasil após romper seu casamento. Ela recebe uma missão de Dr. Felix, dono do Grupo Folha: assumir a chefia de reportagem de um dos jornais do grupo, o Notícias Populares. Mas a tarefa de chefiar os repórteres se mostrará difícil. Paloma vai ter que driblar seus preconceitos para noticiar casos espetaculares como o Bebê-Diabo, o Bando do Palhaço e uma rebelião de prostitutas.

ELENCO:
Luciana Paes (Paloma)
Ana Flavia Cavalcanti (Greta)
Rui Ricardo Diaz (Matias)
Ary França (Conrad)
Fabio Herford (Dr. Felix)
Rejane Faria (Marina)
Lucas Andrade (Adilson)
Luiz Bertazzo (Luna)
Tuna Dwek (Aldenora)
Clayton Mariano (Helcio)
Hugo Villavicenzio (Euclides Rocha)
Teka Romualdo (Tia Tita)
Jackie Obrigon (Helga)
Ed Moraes (Gibran)
Flow Kountouriotis (Tetéia)
Henrique Zanoni (Franco da Rocha)
Ricardo Teodoro (Faísca - Gari Galã)
Verónica Valenttino (Sandra Bocão)
Germano Mello (Hilário de Mello)
Bruna Linzmeyer (Rata)

FICHA TÉCNICA:
Autoria: André Barcinski e Marcelo Caetano
Roteiro: André Barcinski, Marcelo Caetano, Anna Carolina Francisco e Ricardo Grynszpan
Direção: Marcelo Caetano
Produção: Kuarup e Canal Brasil

RESUMO DOS EPISÓDIOS
EP1 - Chuva de Brasil
A jornalista Paloma chega ao Notícias Populares, após passar anos como correspondente da Folha de São Paulo na França. Em seu primeiro dia de trabalho, tem que enfrentar um motim causado por palhaços que invadem a redação para protestar contra uma reportagem. Ao sair para a rua, Paloma se depara com um jacaré que rapta uma criança. O Brasil não é para iniciantes.

EP2 - Enforca-Gato
Um matador liga para a redação do "NP" para anunciar seus crimes. O jornalista Hélcio Trevisan batiza o homem de Enforca-Gato. Paloma se incomoda com a cobertura dada pelo colega e provoca um racha na redação. No mundo das fofocas, a jornalista Greta descobre que o autor da novela das oito quer matar a personagem principal da trama.

EP3 - Baile do Arakan
O Carnaval toma conta da redação do "NP". Os jornalistas tiram folga para curtir o Baile do Arakan, um bacanal que reúne toda a marginália do Centro de São Paulo. Paloma é designada a ficar de plantão e acaba tendo por companhia o rabugento Luna.

EP4 - Operação Tartaruga
Com Matias fora de jogo, Paloma assume a redação do NP e passa a sofrer represálias por parte dos outros editores. Eles organizam uma Operação Tartaruga, freando apurações e atrasando a entrega de textos.

EP5 - O Diabo de cada um
O Bebê-Diabo está à solta. A redação do "NP" é tomada por pessoas que afirmam ter visto a infame criaturinha. Em meio à histeria coletiva, o foca Adilson conhece um padre que lhe inspira muito mais do que conselhos espirituais. Enquanto isso, Paloma tem que lidar com as agressões sofridas por seu filho Marquinhos na escola.

EP6 - Fogo amigo
O radialista Hilário de Mello estreia um programa sensacionalista em uma das principais emissoras de TV do país. Entre as atrações está a jornalista Rata, que passa a rivalizar com o "NP" na busca por matérias inusitadas. Rata consegue dar furos históricos, deixando Paloma preocupada com o destino do "NP".

EP7 - Treme-Treme
Paloma se aproxima das moradoras do Edifício Século XXI, um treme-treme conhecido como Torre da Perdição, habitado por prostitutas e cafetinas. Desde os ataques de Rata e Hilário, elas têm sido perseguidas pela polícia e pelos moradores do Centro. Paloma mobiliza o "NP" para defender o Edifício Século XXI.