A BandNews FM usou o recurso "tweet promovido" para impulsionar um comentário de Reinaldo Azevedo favorável ao voto útil. O material caiu nas graças do eleitorado do PT, que prega a imediata transferência dos votos de Ciro Gomes a Lula, a fim de derrubar a necessidade do segundo turno.
"O voto tem natureza instrumental. Ele é o meio para que se realize alguma coisa com a qual eu concordo, que eu considero melhor pro país. [...] Eu não tenho, como eleitor, o direito de julgar que, por exemplo, um segundo turno pode ser negativo para o país? Se eu acho que é negativo pro país e meu voto pode contribuir para que não haja esse segundo turno, independentemente daquela que seria minha primeira inclinação, pelo candidato X, eu posso ir lá e dar o voto pro outro candidato. É um instrumento. Aliás, ele pode ser mais político e consciente do que o voto da convicção", pontua o jornalista de "O É da Coisa".
Nesta semana, em sabatina realizada na FAAP, Ciro chamou a campanha petista pelo voto útil de "fascismo de esquerda".
"Eles estão querendo simplificar de uma forma absolutamente dramática o debate e querem simplesmente aniquilar alternativas. Isso é uma tragédia para o Brasil", disse.