Kantar Ibope Media esclarece que YouTube não tem mais audiência que TV aberta
A Kantar Ibope Media emitiu um comunicado a respeito da reportagem "YouTube já é mais visto que TVs abertas, afirma Ibope", publicada pela Folha de S. Paulo na noite de quarta-feira. A empresa esclareceu que o dado usado pelo Google e encaminhado ao jornal refere-se ao Target Group Index, estudo de comportamento que difere dos dados de audiência do PNT e do Cross-Platform View, e que o dado "mais de 75 milhões de pessoas assistem ao YouTube na TV no Brasil" é de autoria do próprio YouTube.
Após a manifestação da Kantar Ibope Media, a Folha mexeu no título da reportagem e inseriu uma explicação sobre o Target Group Index.
Abaixo, a íntegra do comunicado da Kantar Ibope Media.
"Com relação às informações divulgadas pelo Google em evento e à matéria publicada na Folha de São Paulo com o título “YouTube já é mais visto que TVs abertas, afirma Ibope”, desejamos esclarecer alguns pontos:
- O dado utilizado pelo YouTube - "Há mais adultos com 18 anos ou mais assistindo ao YouTube em uma semana regular do que em cada uma das 5 principais emissoras de TV aberta" – faz parte do Target Group Index, um produto da Kantar IBOPE Media para a análise de comportamento do consumidor, realizada com base em enquetes e dados declarados, com uma base amostral de 24 mil pessoas. Importante ressaltar que não são dados de audiência, mas de comportamento do consumidor. Para audiência, a Kantar IBOPE Media utiliza o Painel Nacional de Televisão e o Cross-Platform View.
- Quanto à informação de que “De acordo com a Kantar Ibope Media, o YouTube é o streaming mais consumido nas TVs conectadas, com 57% de participação.”, isso se refere à aferição feita também pela Kantar IBOPE Media do consumo domiciliar em TVs/TVs conectadas, excluindo dispositivos como tablets, smartphones e computadores, além de outros usos de aparelhos de TV e consumos não-identificados, por meio dos relatórios do produto Cross-Platform ViewTM.
Abaixo a fonte completa para consulta: Kantar IBOPE Media | Cross-Platform View | Jun - Aug 2023 | Sample: 5700 househols | Players considered in streaming are Disney+, Globoplay, HBO Max, Netflix, Paramount +, Play Plus, Pluto TV, Star +, Prime Video, Star +, TIKTOK, Twitch, Vivo Play and YouTube | Devices considered: TV/CTV | Share% - Reference: Video Platforms/ Household 18+. excluding video consumption on other screens (Tablet/Laptop/Smartphone), other uses of TV sets unrelated to consumer video and unidentified content.
- Por fim, a informação de que "Mais de 75 milhões de pessoas assistem ao YouTube na TV no Brasil." é interna do YouTube e não se refere a nenhuma pesquisa/dado oriundo da Kantar IBOPE Media, conforme informado previamente pelo YouTube".