Fórmula 1 supera audiência da Indy nos EUA
O GP do Canadá de Fórmula 1 teve mais audiência que o GP de Road America da Indy na TV americana.
A vitória de Max Verstappen, transmitida pela ABC, registrou 0,7 ponto, contra 0,52 ponto do triunfo de Will Power, exibido pela NBC. Em números absolutos, a Fórmula 1 reuniu 1,33 milhão de espectadores, ante 0,86 milhão da Indy.
A goleada da Fórmula 1 sobre a Indy (o mercado americano é muito mais acirrado do que o brasileiro, o que justifica a expressão "goleada") é histórica e, de alguma forma, explica o acordo assinado entre a Indycar e a FOX, casa da Nascar nos EUA.
Para os dirigentes da Indycar, a perda de fôlego da Indy no mercado americano está diretamente ligada à inconstância da NBC, que transmite menos da metade das corridas da temporada em TV aberta. A Fórmula 1, graças ao trabalho da Liberty Media, tem janelas fixas: ESPN na TV a cabo, que permanece relevante nos EUA, e ABC na aberta.
A partir de 2025, a FOX promete exibir nos EUA todas as corridas da Indy, sem cortes. Pra isso acontecer de fato, é muito provável que a Indycar altere os horários de parte de suas corridas, a fim de evitar confusões com a Nascar, que iniciará em 2025 um acordo plurianual com Fox, NBC, Warner e Amazon Prime --os americanos, bem mais espertos que os brasileiros, repartem os direitos de transmissão entre várias TVs, para arrecadar mais dinheiro.
Em tempo: a corrida mais assistida nos EUA em 9 de junho foi a Save Mart 350, com 1,6 ponto e quase 3 milhões de espectadores.