Conecte-se conosco

Televisão

Corinthians vence Palmeiras no primeiro dérbi da TV em 2020 e devolve derrota do ano passado

O Corinthians se saiu melhor que o Palmeiras no primeiro dérbi da TV em 2020 – haverá outro semana que vem.

O resultado não é surpreendente. O SBT, exceção feita ao Fla X Flu de julho, não exibe jogos dos grandes clubes de São Paulo há 17 anos, quando fez piquete para exibir o Paulistão. Não seria o primeiro jogo da Copa Libertadores, adquirida oficialmente na semana passada, que colocaria o mapa da audiência de ponta cabeça.

Até meados da década de 1990, era relativamente comum a Band interferir na guerra entre Faustão e Gugu graças aos jogos decisivos do “Show do Esporte”. Santos x União Barbarense, descartado pela Globo, já fez o “Domingão” escorregar para o terceiro lugar, apanhando de 17 a 15. Ali, mais que a exclusividade, contava a expertise da emissora. E expertise não se adquire do dia para a noite, ainda que o SBT tenha transmitido todas as Copas da década de 1990 e popularizado tanto a Copa Mercosul como a Fórmula Indy.

O Timão entrou em campo com o elenco de “Fina Estampa” fazendo tabelinha. O primeiro adversário da Copa Libertadores foi o mordomo Crô, não o meia Mateus Vital. A novela saiu do ar goleando o futebol do SBT por 39 a 7 (arredondei os números prévios). Virar esse 7 a 1 televisivo nunca esteve no raio de expectativas do pessoal da Anhanguera. Subir a audiência da quarta-feira passada era a meta inicial – o que de fato aconteceu.

Para ficar mais evidente o poder de fogo da Globo, cabe um rápido flash de 2019, quando a RedeTV! e a plataforma DAZN levaram a Copa Sul-Americana para a TV aberta. Na semana em que Racing x Corinthians definiriam a classificação para a segunda fase do torneio, o São Paulo deveria enfrentar o Palestino pela pré-Libertadores. Como o tricolor paulista perdeu a vaga para o Talleres, restou à Globo a antecipação de Palmeiras x Ituano, jogo da fase de grupos do Paulistão. E isso bastou para a liderança no ibope ser mantida na média.

Perder uma batalha para a Globo é natural. A boa notícia para o SBT é que ele tem munição para os próximos dois anos. A guerra está só começando.

***

LEIA TAMBÉM: Com Grêmio no SBT e “A Fazenda” na Record, Globo chega a cair para o terceiro lugar no ibope

LEIA TAMBÉM: Em 2019, Palmeiras defendeu Globo de jogo do Corinthians na RedeTV!

LEIA TAMBÉM: Globo espera derrota histórica para SBT com jogos de Grêmio e Internacional

LEIA TAMBÉM: Band bateu recorde de audiência com mundial do Corinthians em 2000: 53 a 12 na Globo

LEIA TAMBÉM: O “hoje não, hoje não” de Téo José

LEIA TAMBÉM: Palmeiras x Corinthians é recordista de audiência em 2020; Veja os números

LEIA TAMBÉM: Como Tiago Nunes foi fundamental para a Globo na guerra com SBT e Libertadores

LEIA TAMBÉM: O dia em que o Cinema em Casa massacrou a Globo no ibope

LEIA TAMBÉM: Em disputa ponto a ponto, Fla x Flu supera Fina Estampa

Mais Lidas