Conecte-se conosco

Televisão

Análise: “Fantástico” e “Faustão” são as maiores vítimas do “Masterchef”

Considerando os números prévios da estreia, a Globo foi a emissora que mais sentiu a chegada do “Masterchef” nas noites de domingo.

Semana passada, “Faustão e “Fantástico” registraram 20,4 pontos de média, contra 1,4 dos documentários da BBC e a sessão “Vídeos Incríveis”. Neste domingo, com a entrada do talent show, a Band subiu para 3,9 pontos. A Globo, com os mesmos produtos, caiu para 16,4.

A explicação para a migração é bem simples. O “Masterchef” é um produto de forte aceitação entre os telespectadores das classes A e B. SBT, Record e RedeTV! tem poucos telespectadores dessas classes sociais. A Globo, muitos. É por isso que o SBT caiu apenas quatro décimos (9,8), a Record encolheu um único ponto (11,4) e a RedeTV! subiu quatro décimos (7,2).

Em termos absolutos, o ibope médio do “Masterchef” não ficou muito aquém do que era obtido às terças-feiras. A diferença é o posicionamento. Aos domingos, a realidade é a 5ª posição. Os festejados picos de liderança obtidos contra o “Jornal da Globo” dificilmente serão repetidos contra o “Fantástico”. Comercialmente, à primeira vista, isto não parece ser um problema.

Mais Lidas