Conecte-se conosco

Sociedade

Política de direitos autorais do Twitter privilegia falsários e prejudica produtores de conteúdo

Creative Commons CC0.

A política de reivindicação de direitos autorais do Twitter é um desserviço às emissoras de TV, que constantemente precisam vir a público para desautorizar denúncias criminosamente realizadas em seus nomes, e a quem produz conteúdo na rede social.

Enquanto os autores das denúncias podem usar e-mails de fachada para prejudicar adversários, as vítimas são obrigadas a entregar dados bastante pessoais caso queiram reaver suas contas. Uma troca essencialmente injusta, que pode gerar prejuízos pessoais e profissionais a pessoas que estão quietas, no canto delas.

O Twitter pode e deve manter a política de proteção de direitos autorais. O que se pede – com urgência – é a adoção de mecanismos de defesa. Hoje o escândalo envolveu a RedeTV!. Semana passada, o SBT. Ano passado, a Globo. A estratégia de ataque é sempre a mesma. Por que não ajustar a defesa?

***

ESTE É O TELEGUIADO
Criado em 2014, o Teleguiado é um hub de conteúdo dedicado aos temas política, comunicação, comportamento e cultura pop. Com alcance médio de dois milhões de leitores por mês, oferece notícias, estatísticas, análises e entrevistas exclusivas, distribuídas em nove editorias: televisão, poder, música, sociedade, cinema, rádio, humor e livros & HQ. Fonte de veículos do Brasil inteiro, é referência pela objetividade e originalidade.

SIGA O TELEGUIADO NAS REDES SOCIAIS
TWITTER: @blogteleguiado
FACEBOOK: teleguiado
INSTAGRAM: @teleguiadocom
YOUTUBE: teleguiado
VIMEO: teleguiado

Mais Lidas