Conecte-se conosco

Sociedade

Jornalismo não soube lidar com Bolsonaro porque perdeu a leitura da realidade, opina William Waack

William Waack disse, em entrevista ao canal Pingue-Pongue com Marcelo Bonfá, que os jornalistas não souberam lidar com o fenômeno Jair Bolsonaro porque perderam a capacidade de entender o público e compreender a realidade.

“As direções de jornalismo não souberam lidar com o fenômeno Bolsonaro. Não souberam lidar com Bolsonaro porque não souberam lidar com o público. Público esse que passou a ver os grandes conglomerados de comunicação como parte do sistema. O descrédito às instituições transbordou e se transformou numa perda de confiança naqueles que até aqui tinham sido os guardiões da chamada veracidade objetiva dos fatos. É este fenômeno que é perigoso, porque só a imprensa forte garante o funcionamento de uma democracia saudável”, explica.

Para o ex-âncora do “Jornal da Globo”, Jair Bolsonaro não representa um modo necessariamente novo de se fazer política, mas exerce um estilo de forte impacto junto às redações.

“Para jornalistas da minha geração era inimaginável que políticos percebessem que ir ao confronto com grandes conglomerados de comunicação lhes dava mais estatura, não menos estatura”, resume.

Mais Lidas