Por que a Antena 1 não toca música brasileira

Prestes a completar 50 anos de vida, a Antena 1 é a principal rádio de programação adulta-contemporânea do dial brasileiro. Sua principal marca, para desespero dos puristas, é a playlist 100% internacional. Saem Caetano Veloso, Jorge Vercilo e Giulia Be. Entram Bruce Springsteen, Robbie Williams e Taylor Swift. É um conceito.

Sempre entre as mais tocadas na Grande São Paulo, a Antena 1 conta com emissoras próprias e afiliadas em várias capitais e cidades de médio e grande porte do Brasil. A boa audiência é resultado da segmentação (classe AB) e da estratégia de execução das músicas. São pelo menos 14 músicas por hora. 56 minutos de som, 4 minutos de propaganda.

O conceito adulto-contemporâneo da Antena 1 atraiu, no início dos anos 2000, o interesse do mercado fonográfico. Era relativamente comum encontrar em magazines, hipermercados e lojas especializadas as coleções "Love Flashback", "As 100 Mais da Antena 1" e "Big Hour". Os preços eram salgados comparados aos discos da Jovem Pan e da Transamérica, que vendiam discos de música eletrônica em parceria com a Building Records e a Paradoxx Music.

Com o avanço da internet, a Antena 1 investiu nas plataformas digitais --é a grande concorrente da Jovem Pan no online-- e abriu espaço para novidades. Artistas pop, como Ed Sheeran e Taylor Swift recebem hoje a atenção dispensada a Justin Timberlake e Britney Spears décadas atrás.