Conecte-se conosco

Rádio

A matemática da Jovem Pan

Carro-chefe da programação noturna da Jovem Pan, “Os Pingos Nos Is” deu uma volta do tamanho da Amazônia para livrar o governo federal do ônus da pandemia.

Para sustentar a manchete “Maioria Isenta Bolsonaro de Crise da Covid”, exibida na edição desta sexta-feira, a equipe do noticioso somou índices e desrespeitou o ranqueamento da fonte primária — a última pesquisa PoderData sobre o caos sanitário.

Dos 2.500 entrevistados pelo instituto, ligado ao site Poder360, nada menos que 43% citaram Jair Bolsonaro como o maior responsável pelo atual estágio da pandemia. “A própria população”, segunda colocada no levantamento, aparece com 26%, superando governadores (18%) e prefeitos (4%). Não existe um “centrão” de 48%, como deixa claro o gráfico abaixo.

Pior que a soma das alternativas B, C e D é a omissão das opções E e F. Os 3% do Ministério da Saúde e os 7% compartilhados pelos mais variados agentes são solenemente excluídos da matemática da Pan. Se a união de prefeitos e governadores não faz sentido, o que dizer da omissão de uma pasta diretamente vinculada a Bolsonaro?

Em tempo: a pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais.

Mais Lidas