Os 25 anos de "The Bad Touch", o clipe dos macaquinhos do Bloodhound Gang

O cantor Alexandre Pires precisou prestar depoimento ao Ministério Público Federal, em 2012, por que a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial havia encontrado irregularidades no clipe da música "King Kong".

A denúncia, arquivada em duas semanas, reclamava da exposição dos negros na "condição de ser inferior" e da objetificação das modelos. Até o jogador Neymar, que aparecia vestido de gorila, entrou no rol de possíveis testemunhas.

Treze anos antes, a MTV americana também arrumou alguma dor de cabeça ao exibir clipes com macacos. No caso, os macacos da banda Bloodhound Gang, espécie de blink 182 do banheiro da balada

"The Bad Touch" recebeu severas críticas dos movimentos sociais por depreciar gays e abusar da escatologia. A emissora precisou reeditar um trecho do vídeo pra mantê-lo na grade.

Abaixo, a versão sem cortes, também exibida no Brasil em 2000 - a MTV daqui, registre-se, sempre exibiu vídeos originais. Só "American Life", da Madonna, em 2003, acabou substituído, mas por determinação da própria artista.

Siga o Teleguiado no Twitter!

***