O ano em que Shakira deu o passo mais ousado de sua carreira

2001 foi um ano amargo para Mariah Carey (Glitter é lembrado até hoje como um dos maiores fracassos da história da música pop), mas muito feliz para Shakira. Popularíssima no Mercosul e em alguns flancos da Europa, a cantora colombiana partiu para cima do mercado americano, o mais concorrido do mundo, e surpreendeu público e crítica com o revigorante e bem produzido disco "Laundry Service", dando início à internacionalização de sua voz.

Puxado por "Whenever, Wherever", single presente na trilha sonora de "O Clone", atualmente em exibição no Brasil, "Laundry Service" atingiu o 3˚ lugar no Billboard 200 e fez barba, cabelo e recebeu certificados de platina em países distantes do seu raio de atuação, como Suíça e Suécia. Muito antes do marketing latino surgir na pauta das gravadoras, Shakira era realidade no mercado. E seu sucesso, como "Hips Don't Lie" deixaria claro cinco anos depois, só cresceria.

Hoje, Shakira é para a música pop latina o que Madonna é para a música pop americana e as Spice Girls são para a música pop britânica. Outras cantoras, como Thalia, tentaram o mesmo caminho. Todas sem sucesso.

O Teleguiado recorda o Top 20 da MTV Brasil em 1º de dezembro de 2001. "Whenever, Wherever" foi o clipe número um daquela semana.

***

***

TOP 20 BRASIL
01/12/2001

1 Shakira Whenever, Wherever
2 Backstreet Boys Drowning
3 Aerosmith Sunshine
4 Mariah Carey Don't Stop (Funkin' 4 Jamaica)
5 Linkin Park In The End
6 KLB Minha Timidez
7 Blink 182 First Date
8 Britney Spears I'm A Slave 4 U
9 Limp Bizkit Boiler
10 N'Sync Gone
11 Arnaldo Antunes Essa Mulher
12 Westlife Queen Of My Heart
13 Raimundos Sanidade
14 Gorillaz 19–2000
15 CPM 22 Regina Let's Go
16 Michael Jackson You Rock My World
17 Artists Against AIDS Worldwide What's Going On?
18 Skank Acima do Sol
19 O Rappa Instinto Coletivo
20 The Strokes Last Nite