25 anos de Harry Potter no Brasil: os números do fenômeno literário

Há 25 anos, a Rocco colocava as primeiras cópias de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" no mercado brasileiro. Para celebrar a data, a editora produziu uma edição comemorativa do livro, com capa dura, sobrecapa, desenhos do arquivo pessoal de J.K. Rowling e outros conteúdos extras, com lançamento previsto para o fim deste mês.

Harry Potter foi responsável pela formação de uma nova geração de leitores, o que representou um divisor de águas para o mercado editorial infantojuvenil. Após o sucesso do bruxo, as atenções se voltaram para os jovens leitores em potencial e o mundo fantástico de Harry Potter despertou em crianças e adolescentes o interesse pela leitura, transformando a faixa etária em consumidores vorazes de livros. J.K. Rowling conta que foi rejeitada por diversas editoras, que diziam ser um livro muito longo para o público jovem.

A Rocco comprou os direitos de Harry Potter quando a história fazia sucesso apenas no Reino Unido e apostou no bruxo para incrementar o catálogo infantojuvenil. Com a publicação do segundo volume da série, na Inglaterra, o livro começou a atingir públicos mais amplos e entrou no mercado de adultos também.

“Quando conheci o agente Christopher Little perguntei se ele tinha alguma coisa juvenil, pois queria melhorar nosso catálogo. Ele me contou de Harry Potter, que estava indo bem na Inglaterra. Pedi para avaliarem e me disseram que era bom. Me bateu um instinto e resolvi telefonar para o agente, começamos a negociar e chegamos a um acordo. O livro estourou no exterior e corri com a tradução para lançar no Brasil”, lembra Paulo Rocco.

“J.K. Rowling quebrou o paradigma de que jovem não lê e o mundo todo tem essa dívida com ela. Existe o antes e o depois de Harry Potter. Todos os dias nascem crianças e, mais cedo ou mais tarde, elas vão se deparar com a história mágica do bruxo e devorar os livros”, concluiu.

+

HARRY POTTER EM NÚMEROS NO BRASIL E NO MUNDO

·      Mais de 600 milhões de livros vendidos em todo mundo

·      Presente em mais de 200 países e traduzido para mais de 85 idiomas

·      Um glossário com mais de 2 mil palavras foi feito pela Rocco para a tradução dos primeiros livros.

·      A Rocco lançou no mercado nacional os sete livros principais em diversas edições, três complementares (“Animais Fantásticos e onde habitam”, “Quadribol através dos séculos” e “Os contos de Beedle, o Bardo”), o roteiro da peça “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, os três roteiros de Animais Fantásticos e Onde Habitam, além de vários guias de referência como O Almanaque Mágico de Harry Potter, além de boxes especiais e o recente Natal em Hogwarts.

·      Cerca de 30 livros de Harry Potter foram vendidos por hora no Brasil em 2024.