Conecte-se conosco

Livros & HQ

“Black Lives Matter” impacta lista dos livros mais vendidos nos EUA

O assassinato de George Floyd e a consequente expansão do movimento “Black Lives Matter” estão influenciando o mercado editorial dos EUA.

Dos dez livros não ficcionais mais vendidos no país semana passada, oito versavam sobre a tensão racial entre brancos e negros. Entre janeiro e maio, o tema era restrito a “Becoming”, da ex-primeira-dama Michelle Obama.

Enquanto os americanos consomem mais livros de Ibram X. Kendi e Robin DiAngelo, especialistas em justiça social e racismo, os brasileiros continuam investindo em autoajuda e youtubers. Tirando “Pequeno Manual Antirracista”, que subiu para 5˚ lugar no ranking da Publish News, as demais obras nacionais nada falam sobre o tema.

***

O QUE O TELEGUIADO JÁ ESCREVEU SOBRE BLACK LIVES MATTER

Se GloboNews e Band News dedicaram horas e mais horas à cobertura dos protestos antirracistas que tomaram conta dos EUA neste fim de semana, a CNN Brasil preferiu manter a grade de programação normal. Enquanto a concorrência transmitia, muitas vezes com imagens próprias e apuração in loco, a maior movimento social de 2020, a “maior do mundo” ofereceu ao público outro episódio do aborrecidíssimo “O Mundo Pós-Pandemia” e mais um bloco de documentários legendados.

Ora, quem investe milhões de reais em equipamentos, estabelece parcerias com produtoras de ponta e contrata jornalistas e comentaristas a peso de ouro não pode afundar a cabeça no travesseiro em meio ao turbilhão. Uma coisa é abrir mão da cobertura do caso George Floyd para acompanhar o protesto da ex-Superpop Sara Winter – seria uma escolha editorial, ainda que questionável. Outra, bem diferente, é a letargia. Em outras palavras: não adianta preencher 17 horas de programação ao vivo com debates ruins. O que o assinante quer é hard news.

LEIA A ÍNTEGRA AQUI.

***

ESTE É O TELEGUIADO
O Teleguiado é um hub de conteúdo que oferece informações, estatísticas, opiniões e entrevistas distribuídas em nove editorias: televisão, poder, música, sociedade, imprensa, cinema, rádio, humor e livros & HQ. Fonte de veículos do Brasil inteiro, é referência pela objetividade e originalidade. Saiba mais aqui.

SIGA O TELEGUIADO NAS REDES SOCIAIS
TWITTER: @blogteleguiado
FACEBOOK: teleguiado
INSTAGRAM: @teleguiadocom
YOUTUBE: teleguiado
VIMEO: teleguiado

Mais Lidas